Gabarito comentado da Questão 27 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Nutricionista - Alimentação Coletiva - UERJ (2024)
A alternativa correta é a C: "tem o processo para desenvolvê-la realizado seguindo seis etapas, das quais o diagnóstico é o passo inicial".
Vamos entender o porquê dessa alternativa ser a correta e analisar as demais alternativas.
Alternativa C: Esta alternativa está correta porque descreve de maneira precisa uma metodologia comum em processos de capacitação e treinamento.
A prática educativa, de acordo com Aguiar et al. (2013), de fato segue um processo estruturado em etapas, sendo o diagnóstico o primeiro passo.
O diagnóstico é crucial para identificar as necessidades de treinamento, permitindo que as ações educativas sejam direcionadas de maneira eficaz e objetiva.
As seis etapas geralmente envolvem: Diagnóstico, Planejamento, Execução, Avaliação, Feedback e Ajustes.
Alternativa A: Afirmar que a prática educativa é "burocrática, rígida e sem flexibilidade" é incorreto.
A gestão de pessoas, especialmente no que tange ao desenvolvimento e capacitação, deve ser flexível e adaptável às necessidades dos profissionais e da organização.
A rigidez excessiva pode prejudicar a eficácia do treinamento.
Alternativa B: Esta alternativa menciona a "experimentação" como uma das etapas do processo e sugere que o objetivo é formar profissionais tecnicistas.
No entanto, o foco principal no diagnóstico inicial não é unicamente na experimentação.
O processo é mais abrangente e deve contemplar várias dimensões do desenvolvimento profissional.
Alternativa D: Esta alternativa sugere que a prática educativa "ajusta o indivíduo e sua técnica, padronizando o que o funcionário é capaz de realizar".
No entanto, o objetivo de um bom programa de capacitação é justamente desenvolver as habilidades e competências individuais dos funcionários, respeitando suas particularidades e promovendo o crescimento pessoal e profissional.
A padronização excessiva pode limitar o potencial dos colaboradores.
Portanto, a correta é a alternativa C, pois reflete a estrutura metodológica correta da prática educativa segundo Aguiar et al., destacando o diagnóstico como a etapa inicial fundamental.