Questões de Difusor e Rebatador (Áudio e Vídeo)

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Em cima do palanque, o cinegrafista resolve gravar uma sonora com o engenheiro da construção tão sonhada da praça pública de Canguaretama, posicionando a sua câmera voltada para a plateia, pois queria uma imagem bonita composta pela multidão que se fazia presente. Ocorre que o sol está justamente direcionado para o palco, criando, assim, uma forte contraluz na imagem. Nessa situação, a qualidade das imagens será garantida

  • A utilizando uma sombrinha e um rebatedor.
  • B abrindo o íris para melhorar a luz no entrevistado.
  • C fazendo o balanço do branco para equilibrar a cor da imagem.
  • D ligando uma luz de ataque ou utilizando um rebatendo direcionando a luz do sol.

Analise as afirmativas considerando as propriedades da luz e suas possibilidades para iluminar uma cena que será gravada por uma câmera, de acordo com Manual de Vídeo (1995), de Rudi Santos.

I - Ao iluminar uma cena com um refletor de luz dura de 1000w, a intensidade que chega ao objeto/sujeito fotografado não se altera, independente da distância que a fonte de luz se encontra em relação ao objeto/ sujeito.

II - Um refletor, que emite luz difusa, tem a capacidade de concentrar os raios luminosos proporcionando sombras acentuadas sobre o objeto/sujeito fotografado.

III - Uma fonte de luz larga produz menos sombras que uma fonte de luz pequena, pois a concentração dos raios luminosos é menor.

IV - O difusor tem como função espalhar os raios luminosos, proporcionando uma incidência indireta sobre o objeto/sujeito fotografado.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I, IV.
  • B II e III.
  • C I, II e III.
  • D IV.
  • E III e IV.
Saber utilizar os equipamentos corretos faz toda a diferença para um grande espetáculo. A respeito dos equipamentos, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir.

O refletor PAR utiliza lâmpadas com espelho
parabólico e seu feixe de luz depende do tipo de lâmpada utilizada. O modelo de lâmpadas do PAR é definido pelo diâmetro do bulbo.
  • Certo
  • Errado

Na fotografia de estúdio, temos alguns equipamentos de luz, que podem ser divididos em duas categorias: luz contínua e flash. Mas as variáveis para a construção da luz de uma cena é determinada pelos acessórios colocados e os posicionamentos de cada fonte de luz. Para conseguir um resultado de uma luz dura, em que exista um alto contraste de alta e baixa luz, deve-se fazer o uso de

  • A um soft box lateral.
  • B luz rebatida em uma parede branca.
  • C um rebatedor de isopor.
  • D um difusor em frente à fonte de luz.
  • E luz direta sem nenhum difusor.

A ligação de um refletor de 1500 W em um circuito que opera em 110 V exige que os cabos, conectores e o disjuntor desse circuito tenham capacidade mínima de

  • A 50 A.
  • B 10 A.
  • C 30 A.
  • D 20 A.