Questões de Correio Eletrônico (Redação Oficial)

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De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a possibilidade de anexar documentos, planilhas e imagens de diversos formatos é uma das vantagens do email. Sobre esse assunto, assinalar a alternativa INCORRETA:

  • A A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre o conteúdo do anexo.
  • B É sempre aconselhável enviar um anexo, mesmo que ele seja dispensável ou seja possível colocá-lo no corpo do correio eletrônico.
  • C Deve-se evitar o tamanho excessivo e o reencaminhamento de anexos nas mensagens de resposta.
  • D Os arquivos anexados devem estar em formatos usuais e que apresentem poucos riscos de segurança.
  • E Quando se tratar de documento ainda em discussão, os arquivos devem, necessariamente, ser enviados, em formato que possa ser editado.

Carlos, servidor público ocupante do cargo de analista administrativo, está redigindo um e-mail de resposta a uma solicitação realizada por João, auxiliar de gestão de pessoas do mesmo órgão em que Carlos trabalha.


Com base nessa situação hipotética e no disposto no Manual de Redação Oficial da Presidência da República, assinale a alternativa que apresenta o fecho que Carlos deverá utilizar no e-mail profissional que está redigindo.

  • A Att.
  • B Abraços
  • C Saudações
  • D Atenciosamente
  • E Até a próxima

O correio eletrônico tem sido amplamente utilizado nos ambientes corporativos e, enquanto gênero textual, o e-mail pode ser considerado como uma comunicação oficial. De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, assinale a alternativa correta a respeito dos e-mails profissionais.

  • A Em razão de seu caráter informal, os e-mails dispensam a etapa de revisão, que é exigida para outros documentos oficiais.
  • B O uso de caixa alta, para destaque de palavras ou trechos do texto, deve ser evitado na redação de e-mails profissionais.
  • C O emprego de abreviações e de neologismos está de acordo com a formalidade exigida na redação de e-mails profissionais.
  • D O reencaminhamento de anexos em mensagens de resposta é recomendável quando se tratar de e-mail profissional.
  • E A inserção de ícones e de emoticons é aceitável na redação de correios eletrônicos, em razão do caráter informal desse tipo de comunicação.

Ao ser consultado por João sobre como deveria responder determinado e-mail, Paulo lhe afirmou que era para transcrever ipsis litteris o e-mail anteriormente enviado a Antenor. No caso, isso significa que:

  • A Antenor deve ser copiado no e-mail enviado por João.
  • B Paulo não deveria ter utilizado a expressão ipsis litteris.
  • C os e-mails irão veicular mensagens completamente diferentes aos destinatários, ainda que tenham sido utilizadas as mesmas palavras.
  • D ambos os e-mails poderão ter o mesmo conteúdo, se João fizer o que Paulo lhe recomendou.

A utilização de e-mail (mensagem eletrônica) faz parte do cotidiano das pessoas e organizações, não só em ambiente privado, como público também. Em relação a essa forma de comunicação no setor público, é CORRETO afirmar:

  • A Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial e, considerando os atributos da comunicação remota, pode-se utilizar linguagem informal, abreviações e neologismo.
  • B No texto dos correios eletrônicos, quando endereçado para outras instituições, para receptores desconhecidos ou para particulares, deve-se utilizar o vocativo conforme os demais documentos oficiais, ou seja, “Senhor” ou “Senhora”, seguido do cargo respectivo.
  • C Um e-mail é uma forma frágil de se trocarem mensagens e, em decorrência da inexistência de mecanismos que comprovem a sua autenticidade, não pode ser utilizado como prova documental no setor público.
  • D Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, o assunto deve ser redigido de forma ampla, relacionado ao conteúdo global da mensagem e, como nos demais textos profissionais, dispensam-se manifestações emocionais.