Questões de Coordenação e Orientação Educacional (Pedagogia)

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Várias estratégias formativas podem acontecer nas Instituições de Educação Infantil. Marque o item que não representa uma estratégia adequada que pode ser desenvolvida pela coordenação pedagógica.

  • A Encontros pedagógicos.
  • B Tempo de planejamento com professores.
  • C Reuniões coletivas e individuais.
  • D Leitura do planejamento para controlar o que o professor irá desenvolver, sem a realização da devolutiva.

Algumas características costumam marcar a identidade de escolas eficazes. Observe os itens abaixo e marque aquele que apresenta uma característica de uma escola dotada de qualidade.

  • A A gestão pedagógica da escola se ocupa apenas nos trabalhos burocráticos, não destinando atenção para a formação continuada dos educadores.
  • B A gestão pedagógica da escola não considera o Projeto Político-Pedagógico um importante elemento educativo. Nesse sentido, esse documento não é percebido como um norteador das atividades escolares.
  • C A gestão pedagógica não busca desenvolver uma relação de proximidade com as famílias que compõem a comunidade escolar.
  • D A gestão pedagógica compreende que acompanhar os educadores em suas atividades, desenvolvendo um plano de formação continuada, criando espaços e momentos para o diálogo e as partilhas, é uma condição necessária para aprimorar constantemente as práticas de ensino e aprendizagem.

De acordo com as Legislações Educacionais e Específicas da Orientação Educacional, assinale a alternativa que NÃO é uma atribuição do Orientador Educacional.

  • A Participar do processo de avaliação e recuperação dos alunos.
  • B Realizar estudos e pesquisas na área da Orientação Educacional.
  • C Participar no processo de identificação das características básicas da comunidade.
  • D Participar no processo de elaboração da Gestão Orçamentária e do currículo pleno da Escola.

Círculo Restaurativo, Círculo de Construção de Paz, Dinâmica Circular, Círculo de Diálogo, entre outras nominações, se referem a um método que age de diversas formas, MENOS:

  • A Potencializando o conflito velado entre as partes.
  • B Organizando a comunicação em grupos que desejam prevenir e transcender os conflitos.
  • C Tomando decisões de forma eficiente.
  • D Refletindo sobre autoconhecimento e desenvolvimento humano.

Na reunião pedagógica semanal da escola, o coordenador apresentou algumas produções de texto dos alunos do 3.º ano do ensino fundamental para que o grupo de professores analisassem as melhores formas de intervenção.
Com relação a essa situação hipotética e aos diversos aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta.

  • A Este tipo de ação adotada pelo coordenador não é recomendado, pois expõe os erros das crianças.
  • B Trabalhos coletivos como o adotado pelo coordenador não devem ser adotados na formação continuada do professor.
  • C Como professor pedagogo, o coordenador deve ter todas as respostas para orientar as ações docentes.
  • D Nesse tipo de ação, só devem ser apresentados textos de excelência para não constranger os alunos.
  • E Exemplos concretos e a troca de ideias, como ocorrido na situação em questão, contribuem para o trabalho formativo do professor.