Questões de Coordenação e Orientação Educacional (Pedagogia)

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Analise as informações a seguir:

I. Realização do processo de orientação educacional, vocacional e ocupacional, tanto na forma individual quanto em grupo constitui uma das atribuições da psicopedagogia institucional.
II. Contribuição com as relações, visando à melhoria da qualidade das relações inter e intrapessoais dos indivíduos de toda a comunidade escolar constitui uma das atribuições da psicopedagogia institucional.

Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

A orientação educacional é aquela que: “acompanha as vicissitudes da escola pública e insere-se, também, no movimento de crítica de pedagogia liberal e, assim, busca uma revisão de seu significado e da sua prática” (PIMENTA apud LIBÂNEO, 1984, p. 72). Nesse sentido, assinale a alternativa a CORRETA quanto às atribuições da orientação educacional na escola:

  • A trata-se de um serviço que visa minimizar os efeitos da evasão escolar, orientando estudos extra classe, visando orientar os alunos para a melhoria dos rendimentos atendendo aos índices educacionais da educação pública.
  • B trata-se de um serviço que se ocupa da orientação educativa e profissional dos alunos, visando ao desenvolvimento de suas potencialidades (interesses, aptidões) e respeitando a personalidade de cada um, a fim de torná-los livres e capazes de fazer opções conscientes frente às exigências pessoais e sociais requeridas pela sociedade .
  • C trata-se de um serviço, oferecido, exclusivamente, por clínicas conveniadas ao sistema educacional, para orientar estudos extra classe dos alunos das escolas públicas
  • D trata-se de um serviço que se ocupa do planejamento dos docentes para compreender as falhas nos processos de aprendizagem dos alunos com vistas a encaminhar para atendimento especializado.
  • E trata-se de um serviço de que se ocupa da verificação da evolução dos rendimentos acadêmicos bimestrais dos alunos para apresentação nas reuniões de planejamento.

Sobre a orientação vocacional, Bock e Aguiar (1995) afirmam que a escolha profissional mais acertada é aquela que o indivíduo realiza baseado em um maior conhecimento de si como ser e sujeito ativo de sua própria história, influenciado pela realidade social e econômica, e também por um conhecimento das possibilidades profissionais oferecidas pela sociedade na qual se encontra. O autoconhecimento trabalhado na Orientação Vocacional deve ser entendido como um processo:

  • A fixo
  • B lento
  • C contínuo 
  • D acelerado 

A orientação educacional está prevista para toda a educação básica, o que compreende da educação infantil ao ensino médio, assumindo, também, o papel de orientação profissional, que deve começar na escola desde os anos iniciais. Entretanto, no ensino médio, o foco do Orientador Educacional (OE) recai de forma mais significativa na orientação profissional, possibilitando estratégias e um trabalho significativo para que o discente vivencie, explore e decida sobre o caminho que irá seguir na vida adulta. Pode-se mensurar a importância da orientação profissional nas competências “trabalho e projeto de vida” da Base Nacional Comum Curricular: “valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”.
(BRASIL, 2017.)

A orientação profissional é uma ferramenta essencial para a formação integral do aluno. No entanto, ela deve ser ampliada para atividades práticas nas quais os estudantes vivenciam suas possibilidades de escolha das profissões e experimentam o mundo do trabalho. Quando o OE convida profissionais de diferentes áreas para realizar preleção na escola, com depoimentos sobre o mercado de trabalho, as habilidades requisitadas e a satisfação pessoal em seguir determinada carreira, os alunos podem se inspirar e buscar mais informações sobre a profissão, a fim de identificar o que tem mais a ver com seus interesses e suas aptidões e descobrir uma carreira relacionada. Sobre a prática utilizada pelo OE, infere-se que se trata de: 

  • A Visita técnica.
  • B Feira das profissões.
  • C Palestras das profissões.
  • D Seminários das profissões.