Questões de Controle e Avaliação (Gestão de Pessoas)

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Os processos de avaliação de desempenho humano são sujeitos a distorções que podem impedir que atinjam a eficácia pretendida. 

São distorções comumente observadas nos processos de avaliação de desempenho, entre outras:

  • A efeito framing; efeito halo;
  • B preconceitos; efeito simulação;
  • C recenticidade; efeito da tendência central;
  • D diversidade de critérios; escalada de comprometimento;
  • E efeito de ancoragem e ajustamento; efeito proximidade.

Coesão e normas são variáveis estruturais dos grupos. A coesão (o grau em que os membros são motivados a permanecerem unidos como grupo) está reconhecidamente relacionada à produtividade dos grupos, mas essa relação depende das normas de desempenho estabelecidas no grupo (níveis de excelência nos resultados, qualidade, cooperação, entre outras). 

Sobre a relação entre coesão e produtividade do grupo, mediada pelas normas de desempenho, é correto afirmar que:

  • A baixo grau de coesão sempre gera produtividade baixa, independentemente das normas de desempenho;
  • B se as normas de desempenho forem altas e a coesão for baixa, a produtividade será moderada;
  • C se as normas de desempenho forem altas e a coesão for baixa, a produtividade será baixa;
  • D se as normas de desempenho forem baixas e a coesão for alta, a produtividade será moderada;
  • E alto grau de coesão sempre gera produtividade alta, independentemente das normas de desempenho.

A avaliação de desempenho pode servir a vários propósitos, tais como incentivo salarial, progressão de carreira e até punições, como demissão. Recentemente, a avaliação de desempenho tem sido utilizada como uma ferramenta estratégica de gestão de pessoas, voltada para o gerenciamento dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes dos trabalhadores alinhadas às estratégias organizacionais. Nesse novo contexto, a avaliação de desempenho é focada em

  • A competência.
  • B performance.
  • C resultado.
  • D meta.

Em certa organização, a avaliação de desempenho utiliza um método que avalia os resultados de cada funcionário de forma absoluta, com critérios preestabelecidos. O gerente de recursos humanos quer implantar um método que avalie os resultados dos funcionários em relação aos resultados dos colegas de equipe, ou seja, o gerente quer implantar um método de avaliação em que o desempenho seja medido de forma relativa. 

Tendo isso em vista, seriam métodos adequados:

  • A distribuição forçada; comparação por pares;
  • B lista de verificação; ordenação simples;
  • C ordenação simples; incidentes críticos;
  • D comparação por pares; escalas gráficas;
  • E escalas gráficas; distribuição forçada.
No que se refere ao trabalho em equipe: “______: é uma responsabilidade gerencial que procura monitorar o trabalho da equipe e de cada membro, e os resultados alcançados em comparação aos resultados esperados.” Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A Medição
  • B Avaliação de desempenho
  • C Controle
  • D Recrutamento e seleção
  • E Processo