Questões de Controle e Avaliação (Gestão de Pessoas)

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O procedimento de avaliação de desempenho integra as políticas de recursos humanos, afetando promoção e estabilidade. Assinale a alternativa que exprime uma forma de concretizar esse processo:

  • A Coleta de opiniões aleatórias dos servidores, reunidas em questionário informal, substituindo relatórios técnicos.
  • B Divulgação interna de qualificações prévias, desprovido de participação do servidor, culminando em parecer restrito da chefia.
  • C Reuniões eventuais baseadas em sugestões esparsas, inviabilizando qualquer registro para fins de progressão.
  • D Aplicação de métodos objetivos, contemplando critérios previamente fixados e divulgação dos resultados ao avaliado.

Acerca do gerenciamento de desempenho é correto afirmar, exceto:

  • A O gerenciamento de desempenho pode comprometer o desenvolvimento da equipe e dificultar tanto o crescimento profissional quanto o progresso do negócio.
  • B As empresas que possuem a gestão de desempenho têm práticas de reconhecimento e recompensa mais justas.
  • C Ao ter uma cultura voltada para o desenvolvimento contínuo, a organização estimula a inovação.
  • D Ao identificar áreas de melhoria, a empresa consegue implementar medidas assertivas para elevar a performance.
  • E Ajuda a alinhar os objetivos individuais dos colaboradores com os objetivos estratégicos da empresa.

Este método concentra-se em obter feedback exclusivamente da gestão direta do colaborador. Ao contrário de avaliações mais abrangentes, ele limita-se à perspectiva do superior imediato. Algumas características principais dessa avaliação incluem: Foco na Liderança Direta, Feedback Estruturado, Comunicação Direta, Desenvolvimento Individual e Objetivos de Desempenho. Sabe-se que, no processo de avaliação de desempenho, existem diversos métodos disponíveis. Com base nessa informação, assinale a alternativa que se adequa à descrição mencionada.

  • A avaliação 360.º
  • B avaliação 180.º
  • C avaliação 90.º
  • D autoavaliação
  • E avaliação entre pares

São objetivos da avaliação de desempenho, exceto:

  • A Mapear áreas de melhoria.
  • B Ignorar pontos fortes e fracos dos colaboradores.
  • C Gerar metas de melhorias.
  • D Tomar decisões estratégicas.
  • E Motivar e engajar os colaboradores.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta de

  • A medição.
  • B planejamento.
  • C modelo de gestão.
  • D constatação.
  • E pesquisa avaliativa.