Questões de Construção Histórica da Universidade Brasileira (Pedagogia)

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A história da educação profissional, no Brasil, tem sua origem no período colonial, quando seus primeiros aprendizes eram aqueles advindos das classes menos favorecidads. Ao longo dos séculos, novas formas de organização do trabalho foram surgindo, demandando aprendizagens de técnicas necessárias ao trabalho, que, por meio da instrução, suscitava o desenvolvimento profissional e tecnológico. Nesse processo, conforme o Decreto nº 7.566, de setembro de 1909, foram criados(as) com o objetivo de oferecer ensino profissional, primário e gratuito, mantendo o foco nas classes desfavorecidas

  • A os Colégios das Fábricas.
  • B as Escolas de Aprendizes de Artífices.
  • C as Escolas Industriais e Técnicas.
  • D os liceus da rede Imperial do Colégio Dom Pedro II.
O cenário neoliberal dos anos 1990, fez com que as finalidades das instituições públicas, da educação básica à educação superior fossem redefinidas, visando à demarcação de perfis profissionais ajustados à formação requerida pelo mercado. (...) Assim, a gestão educacional - e especificamente a gestão escolar – numa estratégia para levar as instituições escolares a trilhar modelos técnicos de planejamento que tomam o mercado como exemplo de eficiência, passou a orientar-se pelo modo:  
  • A gerencial.
  • B filosófico.
  • C acadêmico.
  • D erudito.

Tendo em vista o conceito e a história da universidade, julgue o item.


Os primórdios das universidades remontam aos mosteiros criados na Idade Média, onde se dava ao sujeito uma formação centrada na figura do mestre, cujo fim último era a educação do integral do homem. A universidade moderna remonta ao período após a Revolução Francesa, quando se consolidou como instituição pública e laica.  

  • Certo
  • Errado

Historicamente, a instituição Universidade constituiu-se como lugar de produção do conhecimento, posteriormente agregando a função de formação de profissionais, com caminhos e tempos distintos, conforme o país, mas que traz como marca inerente o reconhecimento de um dado tipo de conhecimento, o científico, e uma autonomia autocentrada que lhe permite estabelecer o que merece ser pesquisado e o tipo de diálogo ou monólogo em relação à sociedade, ou com quais setores ele é estabelecido. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.


I. A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade.

II. Mais marcadamente a partir do final dos anos de 1970, o processo de questionamento da ditadura e de posterior redemocratização do país foi acompanhado de fortalecimento dos movimentos sociais, com proposições de maior abertura política, mas também acadêmica, atribuindo-se à educação um papel fundamental e às Universidades funções sociais e políticas, o que necessariamente envolve a Pesquisa.

III. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

IV. Quando da elaboração da Constituição Brasileira de 1988, o Fórum Nacional da Educação na Constituinte liderou a aprovação de emenda popular que formulava o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como paradigma de uma universidade socialmente referenciada e expressão da expectativa de construção de um projeto democrático de sociedade.


Assinale

  • A se somente a afirmativa II estiver correta.
  • B se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se somente a afirmativa I estiver correta.
  • D se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
Com a reestruturação do aparelho do Estado e das reformas educacionais, os anos de 1990 trouxeram um discurso alicerçado na melhoria da qualidade da educação superior. Assim, o poder estatal estabelece, no âmbito das políticas educacionais, um processo de avaliação em larga escala para o ensino superior, o SINAES. As avaliações consideradas dinâmicas compreendem um conjunto de subcomponentes necessários para mensurar a qualidade estabelecida às instituições de ensino superior. Assinale a alternativa que apresenta os subcomponentes que resultam na nota de qualidade dos cursos superiores.
  • A Avaliação Institucional, Avaliação de Curso e Avaliação do Desempenho dos estudantes ingressantes e concluintes.
  • B Avaliação Organizacional, Avaliação de Fluxo Contínuo e Avaliação de Competências dos estudantes ingressantes.
  • C Avaliação Institucional, Avaliação de Formação e Avaliação de Performance dos estudantes concluintes.
  • D Avaliação Associativa, Avaliação Curricular e Avaliação do Desempenho dos alunos ingressantes e concluintes.
  • E Avaliação Organizacional, Avaliação Formativa e Avaliação do Desempenho dos discentes ingressantes e concluintes.