Questões de O Ensino Superior na Contemporaneidade Brasileira: Desafios e Avanços (Pedagogia)

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Silva et al. (2022) analisam a evasão na Universidade de São Paulo (USP) e sugerem que o abandono universitário não é um fenômeno isolado, mas sim um reflexo de múltiplos fatores interligados. As estratégias para combater a evasão devem, portanto, ser amplas e considerar a diversidade de situações enfrentadas pelos estudantes. 

A pesquisa de Silva et al. (2022) sugere que a evasão no ensino superior público está ligada a fatores socioeconômicos, como a insuficiência de recursos financeiros, e também a questões relacionadas ao apoio institucional, como a falta de acompanhamento adequado aos estudantes em dificuldades. A pesquisa aponta que políticas de permanência, como bolsas de estudo e acompanhamento psicológico, são fundamentais para reduzir a evasão. 

Com base nas informações acima, assinale a alternativa que melhor descreve as conclusões da pesquisa.

  • A A evasão na USP ocorre devido a problemas exclusivamente acadêmicos, e não há necessidade de políticas externas, como bolsas de estudo, para reverter esse quadro.
  • B As políticas de apoio à permanência, como acompanhamento psicológico, não têm impacto na redução da evasão, pois os estudantes preferem lidar com as dificuldades de forma independente.
  • C A pesquisa conclui que a evasão pode ser completamente eliminada se os estudantes se prepararem adequadamente para os desafios acadêmicos antes de ingressar na universidade.
  • D A insuficiência de recursos financeiros e a falta de apoio institucional são fatores que contribuem de forma significativa para a evasão no ensino superior, conforme identificado por Silva et al. (2022).
  • E A evasão na USP é um problema que está relacionado apenas à qualidade do ensino oferecido, sem relação com aspectos socioeconômicos ou de apoio institucional.

Em relação às discussões em torno do apoio pedagógico nas Universidades e sua trajetória no Brasil, muitas vezes se confundindo com assistência social, analise as afirmativas a seguir:
I. O histórico da assistência estudantil vincula-se à história da assistência social e ao reconhecimento desta como parte da política social, o que ocorreu somente com a promulgação da Constituição de 1988. II. Esse reconhecimento se opôs à concepção de que os que são atendidos pela assistência social seriam marginais ou carentes, passando a assumir que suas dificuldades são resultado da estrutura social e não de características pessoais. III. Entende-se, com base no texto Constitucional, que a Educação e a assistência social são direitos, buscando romper com a visão assistencialista e clientelista vigente.
Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se nenhuma afirmativa estiver correta.
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.

Na educação superior, ao se fazer uso dos recursos da gamificação, é possível alcançá-la de forma bem-sucedida com os procedimentos listados nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A mesclar competição com cooperação
  • B estimula a autonomia em autoaprendizagem
  • C adicionar conteúdos complementares ou faltantes
  • D adequar a premiação à necessidade
  • E alterar a metodologia, caso necessário

A Constituição de 1988 adota, explicitamente, concepção de educação como preparação para exercício de cidadania, respeito a diversidade e convívio em sociedade plural, com múltiplas expressões religiosas, políticas, culturais e étnicas. No plano internacional, os objetivos de uma educação democrática estão expressos no Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC – promulgado pelo Decreto nº 591, de 6 de julho de 1992) e no Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (Protocolo de São Salvador – promulgado pelo Decreto nº 3.321, de 30 de dezembro de 1999).

(Disponível em: https://redir.stf.jus.br/paginadorpub/. Adaptado.)

Acerca do exposto, o ensino será ministrado em conformidade com Art. 206 da CF, com base nos seguintes princípios, EXCETO: 

  • A Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
  • B Progressiva universalização do ensino médio e superior gratuito.
  • C Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
  • D Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

A história da educação profissional, no Brasil, tem sua origem no período colonial, quando seus primeiros aprendizes eram aqueles advindos das classes menos favorecidads. Ao longo dos séculos, novas formas de organização do trabalho foram surgindo, demandando aprendizagens de técnicas necessárias ao trabalho, que, por meio da instrução, suscitava o desenvolvimento profissional e tecnológico. Nesse processo, conforme o Decreto nº 7.566, de setembro de 1909, foram criados(as) com o objetivo de oferecer ensino profissional, primário e gratuito, mantendo o foco nas classes desfavorecidas

  • A os Colégios das Fábricas.
  • B as Escolas de Aprendizes de Artífices.
  • C as Escolas Industriais e Técnicas.
  • D os liceus da rede Imperial do Colégio Dom Pedro II.