Questões de Conceitos de BPM (Modelagem de Processos de Negócio (BPM))

Limpar Busca

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Com base na figura precedente, julgue o item subsequente, relativo a BPMN.


O identificador #1 representa um gateway baseado em eventos paralelos, sendo permitida a execução simultânea de Event 1 e Event 2; no entanto, nesse tipo de porta de entrada, os processos dependem de eventos específicos. 

  • Certo
  • Errado

Analise as afirmativas abaixo com relação ao assunto BPM.

1. Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta. 2. A tecnologia desempenha papel essencial e de liderança na implementação de BPM. 3. BPM envolve definição deliberada, colaborativa e suportada por tecnologia, melhoria, inovação e gerenciamento de processos de negócio ponta a ponta para criar valor e habilitar a organização a alcançar seus objetivos com maior agilidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 2.
  • B É correta apenas a afirmativa 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

Em relação às noções de gestão de processos, julgue o item. 


A UML (Unified Modeling Language), ferramenta de diagramação e de notações dos processos de negócio, possui um conjunto de símbolos que não varia de acordo com o tipo de modelo. 

  • Certo
  • Errado

Acerca do BPM (Business Process Management), assinale a opção correta.

  • A O comitê integrador de processos é responsável por controlar e manter os processos organizacionais.
  • B As árvores de funções mostram como as funções são subdivididas em subfunções ou tarefas, considerando-se o fluxo do processo.
  • C O fluxo de sequência é usado para representar o percurso das informações entre os participantes do processo.
  • D Criar valor para o cliente em perspectiva ponta a ponta constitui um dos enfoques do BPM.

No que tange à gestão de processos, julgue os itens seguintes.
I Atividade é a menor divisão do trabalho, exclusivamente operacional, que corresponde ao fazer.
II Tarefa é um conjunto de ações com procedimentos definidos que descrevem o passo a passo para a sua execução, de acordo com um método definido.
III Processo é o conjunto de operações que recebe um insumo, agrega-lhe valor e o transforma em produto.
IV Macroprocesso corresponde à visão mais geral do processo, que, em regra, abrange vários processos principais ou secundários, compreendendo mais de uma função organizacional.
Estão certos apenas os itens

  • A I e II.
  • B II e IV.
  • C III e IV.
  • D I, II e III.
  • E I, III e IV.