Questões de Código de Ética do Servidor Público – Leis e Decretos (Pedagogia)

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Pensar no compromisso ético de um profissional é pensar no significado de seus atos, como o ato de ensinar para um professor. Ser ético é buscar a reflexão sobre o que é bom ou mau, justo ou injusto, correto ou incorreto e adequado ou inadequado, para encontrar bons caminhos na atuação profissional. Esta reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a ética. A propósito desta temática, cabe ao profissional:
  • A Entender que essa teoria filosófica não sustenta uma prática.
  • B Adotar uma visão positivista, idealista e materialista da relação do sujeito com o mundo.
  • C Buscar a integração do sujeito com ele mesmo, distanciando‐o dos aspectos circunscritos ao social.
  • D Pensar a relação sujeito e objeto, buscando a síntese das múltiplas determinações pessoais, particularidades e estruturais.
Segundo Marilena Chauí, em seu livro Convite à Filosofia (2008), a disciplina denominada ética nasce quando se passa a indagar o que são, de onde vêm e o que valem os costumes, ou seja, nasce quando também se busca compreender o caráter de cada pessoa. Considerando um ambiente de trabalho, muitos processos ético‐disciplinares são esperados do profissional. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma conduta ética coerente num grupo de trabalho.
  • A Corresponder à confiança que é depositada pelo grupo, nesse profissional.
  • B Corrigir condutas inadequadas, seja por percepção própria ou por solicitação.
  • C Estabelecer relações genuínas com as pessoas, independente se forem da equipe ou não.
  • D Aproximar dos colegas com atitudes de confidencialidade para captar informações de interesse dos superiores.
Pensar no compromisso ético de um profissional é pensar no significado de seus atos, como o ato de ensinar para um professor. Ser ético é buscar a reflexão sobre o que é bom ou mau, justo ou injusto, correto ou incorreto e adequado ou inadequado, para encontrar bons caminhos na atuação profissional. Esta reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a ética. A propósito desta temática, cabe ao profissional:
  • A Entender que essa teoria filosófica não sustenta uma prática.
  • B Adotar uma visão positivista, idealista e materialista da relação do sujeito com o mundo.
  • C Buscar a integração do sujeito com ele mesmo, distanciando‐o dos aspectos circunscritos ao social.
  • D Pensar a relação sujeito e objeto, buscando a síntese das múltiplas determinações pessoais, particularidades e estruturais.
Na escola, a fim de manter-se o bom relacionamento entre os servidores e destes com o público externo, é PROIBIDO ao servidor público:
  • A Apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função.
  • B Manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções.
  • C Ser assíduo e frequente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho
  • D Prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de pais e responsáveis pelos alunos.
  • E Comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.