Questões de Ciclo PDCA (Administração Geral)

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As funções administrativas, conforme propostas por Henri Fayol, constituem pilares fundamentais para a gestão eficiente de organizações, sendo o controle uma dessas funções essenciais. A função de controle envolve a medição e a correção de desvios em relação ao planejado, assegurando que os objetivos organizacionais sejam alcançados.
De acordo com Robbins (2017), o controle é um processo contínuo e dinâmico, que pode ser classificado em preventivo, concorrente e corretivo. Diante do exposto, qual das alternativas abaixo é um exemplo de controle preventivo?

  • A Conduzir uma auditoria exclusivamente após o encerramento do 1º trimestre do ano corrente.
  • B Estabelecer padrões de qualidade antes do início da produção.
  • C Avaliar o desempenho dos colaboradores somente no final do ano corrente.
  • D Corrigir erros identificados ao longo da execução de um projeto, a partir do 2º trimestre do ano corrente.
  • E Analisar os resultados financeiros/contábeis no final do ano corrente.

O ciclo PDCA é uma metodologia para melhoria contínua de processos. Sobre suas etapas, marque a alternativa correta.

  • A O ciclo é iniciado pela fase “Check”, que avalia os resultados obtidos.
  • B A fase “Plan” corresponde à execução das atividades planejadas.
  • C A fase “Do” implementa as ações previstas no planejamento.
  • D O ciclo é utilizado exclusivamente para o controle de qualidade em indústrias.

O ciclo PDCA (do inglês:PLAN-DO-CHECK-ACT) é um método iterativo de gestão de quatro etapas utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. As etapas são: planejamento, ação, verificação e agir. Com relação às etapas do PDCA é correto afirmar que:

  • A identificar possíveis riscos e contingências que possam afetar a implementação do plano e desenvolva medidas para mitigá-los são atividades do planejamento.
  • B analisar os dados de monitoramento e medição coletados durante a implementação do plano de ação para verificar se os resultados foram alcançados.
  • C na fase de checagem deve-se obter o feedback das partes interessadas sobre a implementação do plano de ação e os resultados alcançados.
  • D certificar que a equipe esteja bem treinada e preparada para executar as tarefas necessárias para implementar o plano de ação, faz parte da fase de execução.
  • E se os objetivos foram alcançados na melhoria de processos, adote as mudanças permanentemente e implemente-as em toda a organização, durante a etapa de agir.

A utilização do Gráfico de Pareto no gerenciamento da qualidade permite que

  • A a melhoria contínua dos processos seja promovida por meio da iteração sistemática de quatro etapas sequenciais: planejar, executar, verificar e agir.
  • B as ações corretivas sejam direcionadas para os problemas mais significativos, aplicando a premissa de que 80% dos problemas são decorrentes de 20% das causas.
  • C a variabilidade dos processos produtivos seja monitorada ao longo de um intervalo delimitado, possibilitando distinguir entre variações normais e anomalias.
  • D os aprimoramentos no ambiente de trabalho sejam promovidos e sustentados, por meio da aplicação sistemática de cinco “sensos”.
  • E os itens sejam organizados em uma lista padronizada para verificação ou execução, com campos para marcação e observações.

O Ciclo PDCA, concebido por Walter A. Shewhart e popularizado por William Edwards Deming, é uma ferramenta de gestão usada para o controle e melhoria contínua de processos. Dentro desse ciclo, uma das etapas refere-se a monitorar e medir processos e produtos em relação às políticas, aos objetivos e aos requisitos para o produto, medindo os efeitos da implementação e comparando-os com as metas ou previsões. Com base nessa descrição, a qual das etapas do Ciclo PDCA corresponde a essa ação?

  • A Planejar (Plan).
  • B Executar (Do).
  • C Verificar (Check).
  • D Agir (Act).
  • E Preparar (Prepare).