Questões de Teoria Clássica da Administração (Administração Geral)

Limpar Busca

Observe as afirmações a seguir, referentes a modelos de produção:

1. uma ilha de trabalho constituída de diversos trabalhadores, todos eles aptos a executar diversas tarefas diferentes durante a produção. Nela, o trabalho é feito de acordo com a demanda, acionando fornecedores e redirecionando esforços de maneira dinâmica. As etapas da produção são organizadas em cartões presos a lousas, identificando o andamento de cada operação em execução pelo grupo.

2. diversos trabalhadores distribuídos à frente de esteiras, realizando uma tarefa repetitiva, simples e com a maior economia de movimentos possíveis. A produção é otimizada por engenheiros, que observam as execuções de tarefas e determinam o que é, e o que não é sobressalente. Dada a falta de mobilidade laboral e a própria rigidez da estrutura física do local de trabalho, não há como ajustar com celeridade a relação entre a etapa produtiva e o fornecimento de matéria prima, criando a necessidade de estoques e o atento cuidado para não gerar superprodução.

3. poucos trabalhadores, ainda que muito qualificados, em meio a um grande número de máquinas e computadores. Estes trabalhadores, apesar de não serem muitos, possuem grande participação nas áreas de planejamento e gestão, assim como seus sindicatos. Ampla distribuição de benefícios, ao invés de sua concentração no topo da pirâmide, e, graças à alta tecnologia e performance produtiva, grande dinamismo na relação com o mercado e com fornecedores.


Sobre as informações contidas nestes itens, é correto dizer que:

  • A os modelos de produção indicados nos itens acima não coexistiram temporalmente, sendo que os modelos mais novos substituíram paulatinamente os anteriores, obsoletos, e se espalharam amplamente pelo mundo graças à globalização.
  • B dentre os modelos de produção indicados acima, o mais tradicional é aquele referido no item de número 2, originado na Inglaterra durante o final do século XIX e colocado em prática na indústria de tecidos. Seu criador foi um forte proponente daquilo que se convencionou chamar “administração por iniciativa e incentivo”.
  • C ao item número 1 costuma-se denominar Toyotismo, ao 2, Taylorismo e ao 3, Fordismo.
  • D cada um dos modelos de produção listados acima está profundamente ligado ao contexto em que foram colocados em funcionamento. O primeiro, com o modelo industrial de uma zaibatsu japonesa em busca, sobretudo, de evitar desperdícios de matéria prima, o segundo, com o modelo industrial de uma empresa norte-americana que visava maximizar seus lucros junto com a produtividade e o aumento dos salários dos operários (ao menos inicialmente) e, por último, um modelo que se funda na alta escolaridade e acesso à tecnologia que as empresas possuem na Escandinávia contemporânea.
  • E o modelo de produção Taylorista não tem absolutamente nada em comum e nem nenhuma relação histórica com qualquer um dos modelos de produção listados nos itens.

Para Chiavenato, a palavra organização pode assumir dois significados: Organização como função administrativa e parte integrante do processo administrativo: nesse sentido, Marque a alternativa INCORRETA. Na função administrativa organização significa

  • A o ato de organizar, estruturar.
  • B integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração.
  • C estabelecer suas atribuições bem como as relações entre eles.
  • D Além da organização, o denominado processo administrativo engloba as funções de planejamento e direção e controle.
  • E Manter sua folha de presença atualizada.

A ideia de que o parcelamento de tarefas representa a mola do sistema e a determinadas ações ou causas decorrerão determinados efeitos ou consequências dentro de alguma correlação representa o cerne

  • A da ausência de trabalhos experimentais apresentados na abordagem sistêmica da administração.
  • B do extremo racionalismo da teoria burocrática da administração.
  • C da abordagem incompleta da organização proposta pela escola da burocracia.
  • D da abordagem de sistema fechado proposta pela escola sistêmica.
  • E da teoria da máquina da escola clássica.

As pessoas são motivadas por necessidades diversas e alcançam suas satisfações por meio dos grupos sociais com que interagem. Acerca das relações humanas no trabalho, julgue o item.
A escola humanista da administração surgiu, nos Estados Unidos, como consequência da experiência de Hawthorne, em oposição à teoria clássica da administração.

  • Certo
  • Errado

No curso da evolução das teorias organizacionais, surgiram, no mesmo momento histórico, a Escola Clássica, fundada nos ensinamentos de Henry Fayol, e, sob o prisma sociológico, a Teoria da Burocracia, desenvolvida por Max Weber. Constituem características de tais escolas, respectivamente,

  • A processos de trabalho padronizados (sistema mecanicista); patrimonialismo e clientelismo.
  • B organização como sistema aberto (não departamentalizado); rigidez de normas e estruturas.
  • C princípio da cadeia escalar e unidade de comando; cargos organizados segundo princípio hierárquico.
  • D ênfase nos recursos humanos (conceito de homem-econômico); estruturas pouco verticalizadas, priorizando a função de staff.
  • E ausência de unicidade decisória, privilegiando estruturas autônomas; departamentalização excessiva, com replicação de funções e atividades.