Questões de Avaliação Sistêmica: SAEB, ANEB, Enade, Prova Brasil, Provinha Brasil (Pedagogia)

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Fomentado pelas agências internacionais que condicionaram o envio de recursos financeiros para o país de acordo com o desenvolvimento e eficácia dos projetos educacionais e os resultados apresentados em avaliações, assim se iniciou, na década de 1980, a preocupação do Ministério da Educação com a avaliação no país. Sobre o processo da busca pela qualidade do ensino na criação de sistema de avaliação do desempenho escolar analise as assertivas abaixo:

I. O Relatório Coleman produzido nos Estados Unidos na década de 1960 foi um dos primeiros estudos científicos na abordagem no campo da avaliação educacional e ainda hoje torna-se referência em todo mundo, inclusive no Brasil, e apontou resultados como que estudantes não brancos obtiveram um desempenho escolar inferior aos estudantes brancos e orientais. Dentre muitos fatos demonstrados, retratou que fatores socioeconômicos das famílias acabam sendo incluídos na avaliação de desempenho escolar e que as escolas sozinhas não diminuem as diferenças no desempenho escolar.

II. O Relatório Coleman foi de suma importância porque possibilitou estabelecer relações entre desempenho escolar dos estudantes com as variáveis associadas às instalações das escolas, aos grupos étnicos e às condições socioeconômicas e assim pudessem avaliar o efeito dessas variáveis sobre o desempenho escolar em avaliações em larga escala padronizadas.

III. No Brasil, uma das primeiras pesquisas empíricas realizadas sobre sistemas de avaliação escolar foi de Soares, Cesar e Manbrini que analisou os dados de provas de matemática da 8º série do ensino fundamental do SAEB, a partir da análise de regressão multinível, a pesquisa encontrou que fatores relacionados a característica do aluno, da escola, do professor e do diretor estão intimamente associados ao desempenho escolar; e que alunos com melhor condição socioeconômica, trajetória escolar regular (sem reprovações e nem abandono escolar), do sexo masculino e das escolas particulares apresentam melhor desempenho escolar.

Logo, é correto afirmar que apenas:

  • A I, II e III estão corretas.
  • B I e III estão corretas.
  • C II está correta.
  • D II e III estão corretas.
  • E I está incorreta.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O gráfico acima ilustra o panorama do analfabetismo no Brasil. Em contraponto a esse indicador, com a perspectiva de avaliar e monitorar a qualidade da educação no Brasil, estão as avaliações de larga escala compostas por questões cognitivas e questionários socioeconômicos, denominadas Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Essas avaliações permitem ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresentar indicadores da qualidade do ensino brasileiro e oferecem subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. Para tanto, foram criados parâmetros de qualidade, denominados metas, definidas a cada dois anos.

Com base nas informações acima sobre as estratégias para a redução do analfabetismo e a equidade na qualidade da educação brasileira em relação a países como Finlândia, Coreia do Sul, Hong Kong, Japão e Cingapura, a meta brasileira para o IDEB é atingir um índice no Ensino Fundamental de
  • A 6,5
  • B 6,0
  • C 5,5
  • D 5,0

Em relação à Lei 10.861, que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior — SINAES, em seu Art. 3°, caput, escolha a alternativa que completa a afirmação abaixo:

"A avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo _______ e o _______, por meio de suas atividades, _______, _______, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais...”

  • A A sustentabilidade currículos, programas.
  • B As políticas de pessoal; desenvolvimento profissional; infraestrutura, programas.
  • C Identificar o seu perfil; significado de sua atuação; cursos, programas.
  • D A missão institucional; desenvolvimento econômico; planejamento, avaliação.
  • E A produção acadêmica; patrimônio cultural; cursos, programas.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
   O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.
   O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.
Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb. Acesso em: 06 fev. 2024

No ano de 2023, o IDEB de Belém do Piauí para os anos iniciais do Ensino Fundamental na rede pública era ____ e para os Anos Finais, de _____. Na comparação com outros municípios do estado, ficava nas posições 15 e 53 de 224. Já na comparação com municípios de todo o país, ficava nas posições 624 e 1695 de 5570.

Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima.

  • A 5,4 e 6,8
  • B 6,8 e 5.1
  • C 6,8 e 6,0
  • D 5,8 e 6.1

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) utiliza uma variedade de indicadores de desempenho para assegurar a qualidade do ensino superior no Brasil. Assinale a alternativa INCORRETA em relação a esses indicadores:

  • A O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que visa mensurar o valor agregado pelo curso no desenvolvimento dos alunos concluintes. Ele considera o desempenho desses estudantes no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizando o Ultimo como uma medida proxy das características de desenvolvimento dos alunos ao ingressarem no curso de graduação em questão.
  • B O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador que avalia a qualidade dos cursos de graduação. Seu calculo e divulgação ocorrem no ano subsequente a aplicação do Enade, sendo calculado com base no desempenho dos estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e nas condições de oferta, incluindo fatores como corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. Cursos que não possuem pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame são classificados como Sem Conceito (SC).
  • C Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são ferramentas essenciais para a avaliação da educação superior no Brasil. Apresentados em uma escala continua que varia em cinco níveis, esses indicadores estão intimamente ligados ao Ciclo Avaliativo do Enade, que estabelece quais áreas e cursos serão avaliados. O Ciclo Avaliativo do Enade envolve a avaliação periódica dos cursos de graduação, tendo como referência os resultados de desempenho dos estudantes a cada quatro anos.
  • D O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador de qualidade que analisa as instituições de educação superior. Um dos aspectos levados em consideração é a média dos CPCs dos últimos três anos, ponderada pelo número de matriculas em cada curso da instituição. Como o IGC considera os CPCs dos cursos avaliados no ano de cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triénio, abrangendo todas as áreas avaliadas conforme estabelecido no Ciclo Avaliativo do Enade.
  • E O Conceito Enade é um indicador que avalia a qualidade dos cursos com base no desempenho dos alunos no Enade. Seu calculo e divulgação são feitos anualmente para os cursos que têm pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame. As áreas de conhecimento para os cursos de bacharelado e licenciatura são derivadas da tabela de áreas do conhecimento fornecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), enquanto os eixos tecnológicos são fundamentados no Catalogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST) do Ministério da Educação (MEC).