Questões de Auguste Comte e o positivismo (Sociologia)

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Publicada no ano de 1830, a obra “Curso de Filosofia Positiva”, de Auguste Comte, foi uma das primeiras formulações daquilo que posteriormente seria a Sociologia. Um dos temas básicos abordados na obra foi a filosofia da história, cujo objetivo era demonstrar os motivos pelos quais um tipo específico de pensamento deveria prevalecer entre os homens. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  • A Para Comte, a ciência e o espírito humano se desenvolveriam ao longo de três diferentes fases. A primeira fase consistiria na barbárie, passando pela fase teológica de transição, culminando no estágio mais avançado, o estado positivo 
  • B Na fase teológica, as explicações eram pautadas na crença em deuses e espíritos. Nesse estágio, os sujeitos estão convencidos do pouco conhecimento que possuíam do mundo, recorrendo às divindades na explicação dos acontecimentos 
  • C O conhecimento positivo é caracterizado pela imprevisibilidade, já que a observação se constituiria como a base da construção de conhecimento. Por isso, em tal estado há uma dissociação entre teoria e prática 
  • D No estado positivo, não haveria a busca pela causa, mas a procura das leis gerais que explicam os fenômenos sociais. Assim, o estudo da realidade deveria pautar-se nos fatos passíveis de observação
  • E Ainda que seu objetivo fosse compreender a sociedade, a física social não foi criada com a finalidade de intervir no meio social, restringindo-se a fins puramente científicos
Na obra “Curso de Filosofia Positiva”, Auguste Comte aponta como a ciência e o espírito humano se desenvolveriam através de três diferentes estágios, o que permitiria a classificação e hierarquização das diferentes ciências, de acordo com o grau de simplicidade ou complexidade. Esta concepção se consolidou como uma das bases do chamado Positivismo. Tendo em mente a hierarquia das ciências, assinale a alternativa correta.
  • A Para Comte, todas as ciências percorrem simultaneamente os três estágios de desenvolvimento, alcançando no ápice o conhecimento absoluto de seus objetos de estudo 
  • B Considerando o princípio de classificação, pautado simplicidade e complexidade, a física social se localizaria na base da linha hierárquica, pois, era uma ciência recém-criada que não possuía ainda uma metodologia consolidada
  • C A física social preencheria uma lacuna deixada por outras áreas no sistema das ciências de observação e, através da sua criação, seria possível estabelecer a Filosofia Positiva
  • D Direcionada à compreensão dos fenômenos sociais, a Física Social deveria voltar-se aos particularismos e singularidades, descartando as pretensões de caráter universal 
  • E No estado positivo, a imaginação e a observação dariam lugar à abstração, privilegiando a explicação das causas dos fenômenos a partir de uma conduta pautada na argumentação

As ideias de Augusto Comte e Herbert Spencer sobre a dinâmica social representam as primeiras teorizações sociológicas sobre a modificação constante da vida social.
A respeito dessas teorias sobre mudança social, assinale a afirmativa que indica corretamente uma ideia comum.

  • A A lei dos três estágios.
  • B A noção de unilinearidade diretiva.
  • C O conceito de desenvolvimento progressivo sob o capital.
  • D A ideia de progresso como aquisição de heterogeneidade cultural.
  • E A passagem da solidariedade mecânica para a orgânica.
Ao abordarmos a sociedade dentro de um processo inconstante de transformações e permanência de valores, estruturas, modelos e significados, em um terreno em que operam forças contínuas e descontínuas de manutenção de ordens preestabelecidas, destacamos o papel dos indivíduos como sujeitos ativos. Ativos, pois agem em um dado momento histórico, mas também porque são agentes que colaboram para criar a história.
GUIMARÃES NETO, ASSIS, G..; Educar pela Sociologia: contribuições para a formação do cidadão. Belo Horizonte: RHJ, 2012, p. 37.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que indica corretamente a habilidade a que os autores se referem.
  • A Compreender a dimensão histórica dos fenômenos sociais.
  • B Identificar e comparar diferentes teorias sobre o social.
  • C Elaborar hipóteses sobre processos culturais e sociais.
  • D Comparar o desenvolvimento de práticas e hierarquias sociais
  • E Analisar dinâmicas de legitimação da ordem sociopolítica.

Assinale a afirmativa que identifica corretamente uma crítica de Max Weber à sociologia positivista.

  • A A ausência de rigor teórico.
  • B O fundamento estruturalista.
  • C A base economicista dos estágios de desenvolvimento.
  • D A carência de fundamentação científica do seu sistema.
  • E A indiferenciação entre ciências da natureza e humanas.