Questões de Auguste Comte e o positivismo (Sociologia)

Limpar Busca

Aponta Raymundo Faoro, em sua obra seminal Os donos do poder, que:

De d. João I a Getúlio Vargas, numa viagem de seis séculos, uma estrutura político-social resistiu a todas as transformações fundamentais, aos desafios mais profundos, à travessia do oceano largo. O capitalismo politicamente orientado – o capitalismo político, ou o pré-capitalismo –, centro da aventura, da conquista e da colonização moldou a realidade estatal, sobrevivendo e incorporando na sobrevivência o capitalismo moderno, de índole industrial, racional na técnica e fundado na liberdade do indivíduo – liberdade de negociar, de contratar, de gerir a propriedade sob a garantia das instituições.

(Faoro, Raymundo. Os donos do poder. São Paulo: Companhia das Letras, 2021)

Uma tese central das análises de Raymundo Faoro sobre a formação do estado brasileiro consiste em defender que

  • A os donos do poder lutaram, desde o Brasil colônia, contra a lógica patrimonialista europeia.
  • B a história sociopolítica brasileira revela a relação indissociável entre o Estado e a Nação.
  • C a herança neopositivista influenciou as instituições políticas brasileiras no período colonial.
  • D os estamentos burocráticos das instituições políticas brasileiras distanciaram-se da nação.
  • E o monetarismo herdado das instituições portuguesas organizou a formação do Estado brasileiro.

Durante o século XX, a sociologia no Brasil passou por um processo de consolidação, influenciada por contextos políticos, econômicos e sociais específicos do país. Inicialmente, a disciplina se dedicou a estudar temas como a identidade nacional, a diversidade cultural e a desigualdade social, contando com a contribuição de diversos intelectuais brasileiros. Instituições de ensino e pesquisa, como a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Joaquim Nabuco, foram fundamentais para o desenvolvimento e a institucionalização da sociologia no Brasil. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir.

I. A fundação da Universidade de São Paulo (USP), em 1934, foi um marco importante para a sociologia no Brasil, pois trouxe professores estrangeiros e incentivou a formação de pesquisadores brasileiros dedicados ao estudo das questões sociais do país.
II. Gilberto Freyre, com sua obra “Casa-Grande & Senzala”, contribuiu para a compreensão das relações raciais e culturais no Brasil, influenciando o campo sociológico com suas análises sobre a formação da sociedade brasileira.
III. Na primeira metade do século XX, a sociologia no Brasil se dedicava exclusivamente ao estudo das tradições europeias, sem incorporar temas locais ou abordar a realidade social brasileira.
IV. Florestan Fernandes foi um dos principais sociólogos brasileiros, conhecido por suas pesquisas sobre as relações raciais e pela defesa de uma sociologia crítica e comprometida com a transformação social.
V. A institucionalização da sociologia no Brasil foi um processo linear e sem interferências externas, sendo aceita amplamente desde o início por todos os setores da sociedade.

Está correto o que se afirma apenas em

  • A I, II e IV.
  • B I, III e V.
  • C II, IV e V.
  • D III, IV e V.

Acerca dos preceitos positivistas sobre a produção do conhecimento científico, analise as alternativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Em uma visão positivista do mundo, a ciência é vista como o único caminho para se chegar à verdade e para entender e explicar os fenômenos, já que é impossível prevê-los e controlá-los.
( ) O positivismo repreende a aproximação das ciências sociais com as ciências da natureza e defende a adoção de métodos próprios e distintos dos adotados pela física, uma vez que os objetos dessas ciências são diferentes.
( ) O elemento mais importante de uma base empírica é o fato. A experimentação é uma estratégia questionável, e a neutralidade do pesquisador é uma condição indispensável.
( ) Para o Positivismo, é possível descobrir as leis e estabelecer as relações de causa e efeito que permeiam os fenômenos analisados, observando a clara dicotomia entre ciência e ação.

A sequência CORRETA é, de cima para baixo:

  • A V, F, F, V.
  • B F, V, F, F.
  • C V, V, F, F.
  • D F, F, V, V.
  • E F, F, F, V.
Na obra “Curso de Filosofia Positiva”, Auguste Comte aponta como a ciência e o espírito humano se desenvolveriam através de três diferentes estágios, o que permitiria a classificação e hierarquização das diferentes ciências, de acordo com o grau de simplicidade ou complexidade. Esta concepção se consolidou como uma das bases do chamado Positivismo. Tendo em mente a hierarquia das ciências, assinale a alternativa correta.
  • A Para Comte, todas as ciências percorrem simultaneamente os três estágios de desenvolvimento, alcançando no ápice o conhecimento absoluto de seus objetos de estudo 
  • B Considerando o princípio de classificação, pautado simplicidade e complexidade, a física social se localizaria na base da linha hierárquica, pois, era uma ciência recém-criada que não possuía ainda uma metodologia consolidada
  • C A física social preencheria uma lacuna deixada por outras áreas no sistema das ciências de observação e, através da sua criação, seria possível estabelecer a Filosofia Positiva
  • D Direcionada à compreensão dos fenômenos sociais, a Física Social deveria voltar-se aos particularismos e singularidades, descartando as pretensões de caráter universal 
  • E No estado positivo, a imaginação e a observação dariam lugar à abstração, privilegiando a explicação das causas dos fenômenos a partir de uma conduta pautada na argumentação
Publicada no ano de 1830, a obra “Curso de Filosofia Positiva”, de Auguste Comte, foi uma das primeiras formulações daquilo que posteriormente seria a Sociologia. Um dos temas básicos abordados na obra foi a filosofia da história, cujo objetivo era demonstrar os motivos pelos quais um tipo específico de pensamento deveria prevalecer entre os homens. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  • A Para Comte, a ciência e o espírito humano se desenvolveriam ao longo de três diferentes fases. A primeira fase consistiria na barbárie, passando pela fase teológica de transição, culminando no estágio mais avançado, o estado positivo 
  • B Na fase teológica, as explicações eram pautadas na crença em deuses e espíritos. Nesse estágio, os sujeitos estão convencidos do pouco conhecimento que possuíam do mundo, recorrendo às divindades na explicação dos acontecimentos 
  • C O conhecimento positivo é caracterizado pela imprevisibilidade, já que a observação se constituiria como a base da construção de conhecimento. Por isso, em tal estado há uma dissociação entre teoria e prática 
  • D No estado positivo, não haveria a busca pela causa, mas a procura das leis gerais que explicam os fenômenos sociais. Assim, o estudo da realidade deveria pautar-se nos fatos passíveis de observação
  • E Ainda que seu objetivo fosse compreender a sociedade, a física social não foi criada com a finalidade de intervir no meio social, restringindo-se a fins puramente científicos