Com seu foco nos professores como “sabedores” e pensadores (em vez de simples executores), o conceito de aprendizagem docente é mais construtivista do que orientado para a transmissão.
COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Teacher Learning Communities. In: Encyclopedia of Education 2nd Edition. J. Guthrie (ed.). New York: Macmillan, 2002.
O trecho sugere que a ideia de aprendizagem docente tem um compromisso com uma concepção construtivista.
Nesse contexto, construtivismo significa
COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Teacher Learning Communities. In: Encyclopedia of Education 2nd Edition. J. Guthrie (ed.). New York: Macmillan, 2002.
O trecho sugere que a ideia de aprendizagem docente tem um compromisso com uma concepção construtivista.
Nesse contexto, construtivismo significa
- A a construção de novos conhecimentos pedagógicos a partir de uma posição neutra no que diz respeito aos saberes.
- B a formação do professor baseada no domínio de técnicas pedagógicas e garantindo a padronização da prática docente.
- C a elaboração permanente dos conhecimentos por meio da interação entre experiências prévias e novas compreensões.
- D a aprendizagem como um processo preparatório que antecede a prática docente e visa garantir sua eficácia.
- E a formulação do conhecimento pedagógico como um processo linear e progressivo de assimilação de conceitos.