Resumo de Pedagogia - Vygotsky

Vygotsky

Vygotsky: Principais Conceitos para Concursos em Pedagogia

1. Teoria Sociocultural

Vygotsky defende que o desenvolvimento humano é resultado da interação social. A aprendizagem ocorre primeiro no plano social (entre indivíduos) e depois no plano individual (internalização).

2. Mediação e Ferramentas Culturais

O conhecimento é construído através de instrumentos culturais (linguagem, escrita, símbolos) mediados por outros indivíduos mais experientes (professores, colegas, familiares).

3. Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)

Diferença entre o que o aluno consegue fazer sozinho (desenvolvimento real) e o que consegue com ajuda (desenvolvimento potencial). O papel do professor é atuar nessa zona.

4. Pensamento e Linguagem

A linguagem é a principal ferramenta psicológica que transforma o pensamento. Desenvolvimento ocorre da fala social > fala egocêntrica > pensamento verbal interno.

5. Aprendizagem como Processo Ativo

A escola deve promover situações desafiadoras que estimulem o desenvolvimento, com interações significativas e intencionalidade pedagógica.

6. Diferenciação de Piaget

Enquanto Piaget enfatiza estágios universais, Vygotsky destaca a influência cultural. Para Vygotsky, o desenvolvimento segue a aprendizagem (não o contrário).

Termos-chave para Concursos

ZDP, mediação, internalização, interacionismo sociocultural, funções psicológicas superiores, scaffolding (andaime cognitivo), instrumentos de mediação.