Vygotsky
Vygotsky: Principais Conceitos para Concursos em Pedagogia
1. Teoria Sociocultural
Vygotsky defende que o desenvolvimento humano é resultado da interação social. A aprendizagem ocorre primeiro no plano social (entre indivíduos) e depois no plano individual (internalização).
2. Mediação e Ferramentas Culturais
O conhecimento é construído através de instrumentos culturais (linguagem, escrita, símbolos) mediados por outros indivíduos mais experientes (professores, colegas, familiares).
3. Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)
Diferença entre o que o aluno consegue fazer sozinho (desenvolvimento real) e o que consegue com ajuda (desenvolvimento potencial). O papel do professor é atuar nessa zona.
4. Pensamento e Linguagem
A linguagem é a principal ferramenta psicológica que transforma o pensamento. Desenvolvimento ocorre da fala social > fala egocêntrica > pensamento verbal interno.
5. Aprendizagem como Processo Ativo
A escola deve promover situações desafiadoras que estimulem o desenvolvimento, com interações significativas e intencionalidade pedagógica.
6. Diferenciação de Piaget
Enquanto Piaget enfatiza estágios universais, Vygotsky destaca a influência cultural. Para Vygotsky, o desenvolvimento segue a aprendizagem (não o contrário).
Termos-chave para Concursos
ZDP, mediação, internalização, interacionismo sociocultural, funções psicológicas superiores, scaffolding (andaime cognitivo), instrumentos de mediação.