Resumo de Pedagogia - Avaliação da aprendizagem

Avaliação da aprendizagem

Avaliação da Aprendizagem em Pedagogia para Concursos Públicos

Conceito e Finalidades

A avaliação da aprendizagem é um processo contínuo e sistemático que verifica se os objetivos educacionais foram alcançados. Suas principais finalidades são:

  • Diagnosticar dificuldades e potencialidades dos alunos
  • Orientar o planejamento docente
  • Promover a autoavaliação do estudante
  • Certificar a aprendizagem

Tipos de Avaliação

  • Diagnóstica: Identifica conhecimentos prévios no início do processo
  • Formativa: Acompanha o desenvolvimento durante o processo
  • Somativa: Verifica resultados ao final de um período

Instrumentos Avaliativos

Principais ferramentas utilizadas:

  • Provas escritas e orais
  • Trabalhos individuais e em grupo
  • Portfólios
  • Observação sistemática
  • Autoavaliação

Avaliação na Perspectiva Inclusiva

Princípios fundamentais:

  • Consideração das diversidades
  • Adaptações curriculares
  • Foco no desenvolvimento individual
  • Uso de múltiplos instrumentos

Legislação Relevante

Documentos importantes para concursos:

  • LDB (Lei 9.394/96) - Artigos sobre avaliação
  • Diretrizes Curriculares Nacionais
  • BNCC - Competências avaliadas

Tendências Contemporâneas

  • Avaliação mediadora (Hoffmann)
  • Abordagem por competências
  • Uso de tecnologias digitais
  • Avaliação formativa como principal enfoque

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