Resumo de Química - Transformações Químicas

As transformações químicas, também conhecidas como reações químicas, são as alterações em que ocorrem a formação de novas substâncias em virtude das mudanças sofridas pelas propriedades das substâncias iniciais.

De forma geral, toda e qualquer matéria sofre constantes mudanças. Nos casos em que essas alterações estão apenas relacionadas ao estado ou agregação de novo material, chama-se de transformação física da matéria.

As transformações químicas da matéria somente ocorrem quando resulta na produção de um novo elemento com características e propriedades diferentes da substância que a originou.

Atitudes do cotidiano podem exemplificar os casos de reações químicas. Por exemplo, O ato de acender um fósforo em um vasilhame com álcool. Ao queimar o material, sua constituição química irá mudar imediatamente.

Quando o álcool entra em contato com o oxigênio logo se transforma em gás carbônico e água, liberando energia. Então, sua constituição inicial deixou de existir, ocorrendo uma reação química.

Há também outros exemplos rotineiros como o amadurecimento das frutas, um recipiente de ferro enferrujando e até o bife sendo grelhado, entre outros.

Já as reações físicas não resultam da mudança de propriedade dos materiais. São exemplos: um papel sendo rasgado, a água fervente que evapora e um vidro que se quebra.

–> No vídeo a seguir são apresentadas demonstrações de transformações químicas que ocorrem no cotidiano. Veja!

Tipos de transformações químicas

Ação do calor

Muitas substâncias se transformam ao sofrerem a ação de um calor intenso. Na maioria das vezes, essas mudanças ocorrem nas atividades do cotidiano.

Algumas delas acontecem ao fazer uma torrada, levar o açúcar ao fogo e transformá-lo em caramelo, assar um pão no forno, entre outros semelhantes, geralmente realizadas na cozinha de uma casa convencional.

Ação da luz

Nesses casos ocorre por meio da ação do sol ou luz artificial. Independente disso, a luz é um importante transformador químico para diversas substâncias.

Há alguns exemplos aplicáveis, dentre eles estão as folhas das árvores que ficam amarelas com o passar do tempo e as frutas que amadurecem e apodrecem, consequentemente.

O efeito da luz também tem impactos na coloração da pele dos seres humanos. Ao ser exposta ao sol, a pele muda de cor. Entende-se, portanto, que o bronzeamento é um tipo de reação química provocada pela ação da luz.

Ação mecânica

Esse tipo de ação ocorre quando há um atrito ou choque. No momento em que acontece, a fricção é liberada, resultando neste tipo de transformação química. Essa ação pode ser observada quando um fósforo ou isqueiro é acendido, exatamente no momento do atrito. Outro exemplo também é a explosão de uma dinamite.

Transformações químicas por ação da corrente elétrica

Certos elementos, devido às suas propriedades peculiares, necessitam de corrente elétrica para alterar seu estado químico. É o caso da composição de cobre, que é feita através do cloreto de cobre quando colocado em solução aquosa.

 Ao se decompor com a corrente elétrica, libera o cloro, facilmente percebido pelo cheiro característico, formando também o cloro em estado sólido, identificado pela cor castanho avermelhado.

Além disso, é possível decompor a água em hidrogênio e oxigênio, também por meio da corrente elétrica, realizando o processo de eletrólise da água.

Transformações químicas por junção das substâncias

Há também a junção de substâncias que podem resultar em reações químicas. Esse processo é comum nos experimentos feitos em laboratório.

Ao colocar pregos de ferro em uma solução aquosa de sulfato de cobre. Após um certo tempo nota-se que a solução tem sua cor alterada para verde, sobrando, ainda, um depósito ao fundo do recipiente com coloração acastanhada.

Transformações químicas: como ocorrem

Muitas vezes há dúvidas se houve realmente uma transformação química ou apenas física. Para comprovar o tipo de alteração é necessário realizar um estudo dos materiais envolvidos no sistema.

De imediato é feita uma comparação do estado inicial  com o final e das características apresentadas pelos materiais após a reação.

São observados modificações na cor, cheiro, estado físico e temperatura. Em uma reação química, os produtos iniciais são chamados de reagentes, e as substâncias formadas após o processo são chamados de produtos de reação.

A reação química pode ser representada através da seguinte fórmula estrutural:

HCl+NaOH→NaCl+H2O

Nesse tipo de reação, há a presença do HCl, que é o ácido clorídrico, e o NaOH, hidróxido de sódio, os dois são reagentes. Do outro lado, existem as substâncias resultantes, chamadas de produtos. Essas são o NaCl, que é o cloreto de sódio, e H2O, a água.

 

Voltar

Questões