Questões de Transformações Químicas (Química)

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O elemento químico Boro é difícil de ser obtido puro. Uma maneira de obtê-lo é por meio da redução do trióxido de boro pelo magnésio. Qual é a massa de magnésio mínima necessária para obtenção de 32,4 g de uma amostra pura de Boro?

  • A 69,6 g.
  • B 72,9 g.
  • C 109,4 g.
  • D 104,4 g.

Na Química inorgânica, as reações químicas podem ser classificadas em quatro tipos principais, esquematizados no quadro a seguir e enumerados de 1 a 4:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
(Disponível em: https://www.istockphoto.com/br/vetor/ ilustra%C3%A7%C3%A3o-cient%C3%ADfica-vetorial-de-quatro-tipos-de- -rea%C3%A7%C3%B5es-qu%C3%ADmicas-s%C3% ADntese-gm1364208210-435487934. Adaptada)

A correspondência entre o número, o tipo de reação e o seu exemplo está corretamente indicada em:

  • A 1; síntese; Zn + 2HCl → ZnCl2 + H2
  • B 2; decomposição; 2Mg + 1 O2 → 2MgO
  • C 3; simples troca; Fe + 2HCl → H2 + FeCl2
  • D 4; simples troca; H2 SO4 + Ba(OH)2 → 2H2 O + BaSO4
  • E 4; dupla troca; 2NaN3 → 3N2 + 2Na

Ao trafegar por uma distância de 416 km, um veículo consumiu um tanque completo de combustível, cuja capacidade é igual a 40 litros, de etanol anidro. Nesse trajeto, cerca de 15% da combustão ocorreu de forma incompleta, produzindo monóxido de carbono como produto.
Se a densidade do etanol anidro é igual a 0,8 g.cm-3, a quantidade média de matéria de monóxido de carbono liberada por quilômetro trafegado por esse veículo é de:

  • A 0,5.
  • B 1,0.
  • C 0,25.
  • D 2,0.

O pirocloro (Na3,Ca)2(Nb,Ti)(O,F)7 é um mineral de origem carbonatítica com teor máximo de 71% de óxido de nióbio (Nb2O5) e suas maiores reservas existentes estão localizadas no Brasil, nos estados de Minas Gerais (Araxá) e Goiás (Catalão e Ouvidor).

BRUZIQUESI, C. G. O. et al.. NIÓBIO: UM ELEMENTO QUÍMICO ESTRATÉGICO PARA O BRASIL. Química Nova, v. 42, n. 10, p. 1184–1188, out. 2019.

Considerando uma amostra de 40 toneladas de pirocloro proveniente do município de Catalão (GO), calcule a massa aproximada de nióbio metálico que pode ser extraída dessa quantidade de mineral. (Dados: massa atômica Nb=93u; O=16u).

  • A 8,5
  • B 19,9
  • C 26,6
  • D 27,9
  • E 28,4

Um professor inicia uma sequência didática sobre reações químicas com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Ele pretende aprofundar a compreensão dos estudantes sobre os tipos de reações químicas e o princípio da conservação da massa, conteúdos previstos na BNCC para essa etapa. Ao planejar suas aulas, o professor considera que muitos estudantes chegaram ao Ensino Médio sem compreender plenamente o que caracteriza uma reação química e com dificuldades em interpretar equações simbólicas.

Com esse objetivo em mente, o professor deve considerar ao planejar a atividade que os estudantes devem ser capazes de

  • A classificar diferentes tipos de reações químicas (síntese, análise, simples e dupla troca) com base apenas nas fórmulas químicas envolvidas.
  • B explicar, com base em evidências experimentais, que uma reação química envolve transformação de substâncias e conservação da massa.
  • C realizar exercícios de balanceamento de equações químicas sem necessariamente compreender os conceitos envolvidos.
  • D memorizar os nomes dos principais tipos de reações para aplicação em provas e vestibulares.
  • E representar reações químicas utilizando modelos atômicos sem relacionar à transformação da matéria.