Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática
Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática em Concursos Públicos
Resumo direcionado para disciplinas de Pedagogia em provas de concursos, abordando os principais teóricos, metodologias e tendências contemporâneas.
1. Fundamentos Teóricos
- Construtivismo (Piaget): Aprendizagem como construção ativa, com ênfase nos estágios de desenvolvimento cognitivo.
- Sócio-interacionismo (Vygotsky): Papel da interação social e do "ZPD" (Zona de Desenvolvimento Proximal).
- Teoria dos Campos Conceituais (Vergnaud): Aprendizagem baseada em situações-problema e invariantes operatórios.
2. Metodologias de Ensino
- Resolução de Problemas (Polya): 4 etapas: compreender, planejar, executar e revisar.
- Modelagem Matemática: Aplicação de conceitos em situações reais.
- Etnomatemática (D'Ambrosio): Valorização dos saberes culturais no ensino.
3. BNCC e Tendências Contemporâneas
- Competências específicas de Matemática na Base Nacional
- STEAM (integração com Ciências e Tecnologia)
- Uso de jogos e tecnologias digitais
4. Avaliação em Matemática
- Formativa x Somativa
- Erros como ferramenta diagnóstica
- Portfólios e registros reflexivos
5. Dicas para Concursos
- Focar nos teóricos mais citados (Piaget, Vygotsky, Skovsmose)
- Relacionar teorias com práticas em situações-problema
- Atualização sobre BNCC e PCNs