Resumo de Pedagogia - Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática 

Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática 

Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática em Concursos Públicos

Resumo direcionado para disciplinas de Pedagogia em provas de concursos, abordando os principais teóricos, metodologias e tendências contemporâneas.

1. Fundamentos Teóricos

  • Construtivismo (Piaget): Aprendizagem como construção ativa, com ênfase nos estágios de desenvolvimento cognitivo.
  • Sócio-interacionismo (Vygotsky): Papel da interação social e do "ZPD" (Zona de Desenvolvimento Proximal).
  • Teoria dos Campos Conceituais (Vergnaud): Aprendizagem baseada em situações-problema e invariantes operatórios.

2. Metodologias de Ensino

  • Resolução de Problemas (Polya): 4 etapas: compreender, planejar, executar e revisar.
  • Modelagem Matemática: Aplicação de conceitos em situações reais.
  • Etnomatemática (D'Ambrosio): Valorização dos saberes culturais no ensino.

3. BNCC e Tendências Contemporâneas

  • Competências específicas de Matemática na Base Nacional
  • STEAM (integração com Ciências e Tecnologia)
  • Uso de jogos e tecnologias digitais

4. Avaliação em Matemática

  • Formativa x Somativa
  • Erros como ferramenta diagnóstica
  • Portfólios e registros reflexivos

5. Dicas para Concursos

  • Focar nos teóricos mais citados (Piaget, Vygotsky, Skovsmose)
  • Relacionar teorias com práticas em situações-problema
  • Atualização sobre BNCC e PCNs