Resumo de Pedagogia - Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa 

Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa 

Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa - Resumo para Concursos

1. Abordagens Teóricas

Construtivismo: Baseado em Piaget e Vygotsky, enfatiza a construção do conhecimento pelo aluno, com o professor como mediador.

Sociointeracionismo: Foco na interação social (Vygotsky), destacando a linguagem como ferramenta de desenvolvimento cognitivo.

Gramática Tradicional x Funcional: Contrasta a memorização de regras com o ensino contextualizado em situações reais de comunicação.

2. Eixos do Ensino de Língua Portuguesa

Leitura: Prioriza a formação de leitores críticos, com estratégias como preleitura, leitura e pós-leitura.

Escrita: Trabalha a produção textual considerando gêneros discursivos e revisão colaborativa.

Oralidade: Desenvolve habilidades comunicativas em situações formais e informais.

Análise Linguística: Ensino reflexivo da gramática aplicada a textos.

3. Metodologias Ativas

Sequência Didática: Organização em etapas (sensibilização, produção, revisão).

Projetos Didáticos: Aprendizagem baseada em temas relevantes, integrando múltiplas habilidades.

Tecnologias Digitais: Uso de ferramentas digitais para produção e compartilhamento de textos.

4. Avaliação

Formativa: Diagnóstica e contínua, com foco no processo de aprendizagem.

Gêneros Textuais: Análise de produções considerando adequação ao gênero, público e contexto.

BNCC: Alinhamento às competências gerais e específicas de Linguagens (habilidades de análise, argumentação, etc.).

5. Temas Recurrentes em Concursos

PCNs de Língua Portuguesa: Objetivos gerais e tratamento dos conteúdos.

Letramento: Ampliação das práticas sociais de leitura/escrita além da alfabetização.

Dificuldades de Aprendizagem: Estratégias para dislexia, produção textual e interpretação.

Inclusão: Adaptações para alunos com deficiência (LIBRAS, Braille).