Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa
Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa - Resumo para Concursos
1. Abordagens Teóricas
Construtivismo: Baseado em Piaget e Vygotsky, enfatiza a construção do conhecimento pelo aluno, com o professor como mediador.
Sociointeracionismo: Foco na interação social (Vygotsky), destacando a linguagem como ferramenta de desenvolvimento cognitivo.
Gramática Tradicional x Funcional: Contrasta a memorização de regras com o ensino contextualizado em situações reais de comunicação.
2. Eixos do Ensino de Língua Portuguesa
Leitura: Prioriza a formação de leitores críticos, com estratégias como preleitura, leitura e pós-leitura.
Escrita: Trabalha a produção textual considerando gêneros discursivos e revisão colaborativa.
Oralidade: Desenvolve habilidades comunicativas em situações formais e informais.
Análise Linguística: Ensino reflexivo da gramática aplicada a textos.
3. Metodologias Ativas
Sequência Didática: Organização em etapas (sensibilização, produção, revisão).
Projetos Didáticos: Aprendizagem baseada em temas relevantes, integrando múltiplas habilidades.
Tecnologias Digitais: Uso de ferramentas digitais para produção e compartilhamento de textos.
4. Avaliação
Formativa: Diagnóstica e contínua, com foco no processo de aprendizagem.
Gêneros Textuais: Análise de produções considerando adequação ao gênero, público e contexto.
BNCC: Alinhamento às competências gerais e específicas de Linguagens (habilidades de análise, argumentação, etc.).
5. Temas Recurrentes em Concursos
PCNs de Língua Portuguesa: Objetivos gerais e tratamento dos conteúdos.
Letramento: Ampliação das práticas sociais de leitura/escrita além da alfabetização.
Dificuldades de Aprendizagem: Estratégias para dislexia, produção textual e interpretação.
Inclusão: Adaptações para alunos com deficiência (LIBRAS, Braille).