Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa
Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa
O ensino de Língua Portuguesa no contexto dos concursos públicos aborda teorias linguísticas, metodologias e práticas pedagógicas essenciais para a formação de docentes. Abaixo, os principais tópicos:
1. Abordagens Teóricas
- Construtivismo: Baseado em Piaget e Vygotsky, enfatiza a construção do conhecimento pelo aluno.
- Sociointeracionismo: Foco na interação social como base para a aprendizagem (Vygotsky).
- Gramática Tradicional vs. Linguística Moderna: Diferenças entre ensino normativo e abordagens descritivas/funcionais.
2. Metodologias de Ensino
- Comunicação e Uso Real da Língua: Prioriza a funcionalidade da linguagem em contextos sociais.
- Leitura e Produção Textual: Estratégias como análise de gêneros textuais e escrita criativa.
- Tecnologias Educacionais: Uso de recursos digitais para dinamizar o ensino.
3. Conteúdos Prioritários
- Fonética e Fonologia: Sons da língua e sua representação.
- Morfologia e Sintaxe: Estrutura das palavras e frases.
- Semântica e Pragmática: Significado e uso contextualizado.
4. Avaliação
- Formativa e Diagnóstica: Foco no processo de aprendizagem.
- Instrumentos Avaliativos: Provas, portfolios e observação participante.
5. Legislação e BNCC
- BNCC (Língua Portuguesa): Competências e habilidades esperadas por ano.
- Diretrizes Curriculares: Parâmetros Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio.
Dicas para Concursos
- Domine as teorias de aquisição da linguagem.
- Relacione práticas pedagógicas com a BNCC.
- Estude casos de aplicação em sala de aula.