Teorias e Práticas Educacionais
Teorias e Práticas Educacionais: Resumo para Concursos
1. Teorias da Aprendizagem
Behaviorismo (Skinner, Watson): Foco no comportamento observável, reforço positivo/negativo e estímulo-resposta.
Construtivismo (Piaget, Vygotsky): Aprendizagem ativa, interação social e construção do conhecimento (ZDP em Vygotsky).
Sócio-interacionismo (Vygotsky): Papel da cultura e da linguagem no desenvolvimento cognitivo.
Humanismo (Rogers, Maslow): Educação centrada no aluno, autoconceito e hierarquia das necessidades.
2. Tendências Pedagógicas
Pedagogia Tradicional: Professor como transmissor, ênfase na memorização.
Pedagogia Renovada (Escola Nova): Dewey e Montessori – aluno ativo, aprendizagem pela experiência.
Pedagogia Crítica (Freire, Giroux): Educação como prática libertadora, diálogo e conscientização.
Pedagogia Histórico-Crítica (Saviani): Escola como mediadora do saber científico e transformação social.
3. Práticas Educacionais
Avaliação: Formativa x Somativa; diagnóstica, processual e inclusiva.
Planejamento: PPP, plano de aula (objetivos, conteúdos, metodologia).
Metodologias Ativas: PBL, sala de aula invertida, aprendizagem colaborativa.
Tecnologias Educacionais: TDIC na BNCC, recursos digitais como mediadores.
4. Legislação e Documentos
LDB (Lei 9.394/96): Princípios como igualdade, liberdade e pluralismo.
BNCC: Competências e habilidades, educação integral.
PCNs: Temas transversais (ética, meio ambiente).
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): Direito à educação e proteção.
5. Educação Inclusiva
Lei Brasileira de Inclusão (LBI): Acessibilidade e atendimento educacional especializado (AEE).
Conceitos: Inclusão x integração; desenho universal para aprendizagem (DUA).
Práticas: Adaptações curriculares, tecnologias assistivas.