Questões de Teorias e Práticas Educacionais (Pedagogia)

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O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, foi escrito durante o governo de Vargas e consolidava a visão de um segmento da elite intelectual que, embora com diferentes posições ideológicas, vislumbrava a possibilidade de interferir na organização da sociedade do ponto de vista da educação. Redigido por Fernando de Azevedo, dentre 26 intelectuais, entre os quais Anísio Teixeira, Afrânio Peixoto, Lourenço Filho, Antônio F. Almeida Junior, Delgado de Carvalho, Hermes Lima e Cecília Meireles. Ao ser lançado, no meio do processo de reordenação política, o documento tornou-se o marco inaugural do projeto de renovação educacional do país. Além de constatar a desorganização do aparelho escolar, propunha que o Estado organizasse um plano geral de educação e defendia uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita. O movimento reformador foi alvo da crítica forte e continuada da Igreja Católica, que naquela conjuntura era forte concorrente do Estado na expectativa de educar a população, e tinha sob seu controle a propriedade e a orientação de parcela expressiva das escolas da rede privada. Assinale o ano que o manifesto foi datado:
  • A 1945.
  • B 1929.
  • C 1940.
  • D 1957.
  • E 1932.
A Educação Matemática é de natureza interdisciplinar, cuja finalidade, segundo Mendes (2009), é, entre outras, a de desenvolver, testar e divulgar metodologias inovadoras para o ensino. Além da resolução de problemas, são tendências metodológicas da Educação Matemática:
  • A etnomatemática, modelagem matemática e matemática financeira.
  • B sólidos geométricos, matemática financeira e modelagem matemática.
  • C etnomatemática, modelagem matemática e investigação matemática.
  • D matemática financeira, sólidos geométricos e investigação matemática.
  • E etnomatemática, sólidos geométricos e investigação matemática.

A segurança relacionada à experimentação em química e em biologia, sobretudo no ensino médio, vem sendo amplamente discutida, ressaltando suas relevâncias e dificuldades. Nesse sentido, visando orientar a comunidade escolar, abordam-se questões relacionadas a responsabilidades, organização, equipamentos de proteção coletiva e individual, armazenagem, limpeza e manuseio de produtos químicos. Sobre essas temáticas, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.

  • A As causas de acidentes em laboratórios podem estar relacionadas ao não conhecimento de normas de segurança, à falta de clareza ou aplicação inadequada dessas normas, a condutas impróprias, à inexistência de supervisão e cobrança e, ainda, ao desrespeito consciente e intencional de procedimentos de segurança.
  • B Com relação a vidrarias quebradas, recomendase que o descarte seja feito no lixo comum, evitando que ocorram lesões em funcionários de limpeza.
  • C Muitas vezes, as normas são definidas e conhecidas, mas não são cobradas, permitindo que pessoas ajam de maneira contrária à ideal e impregnem os demais. Por isso, faz-se necessário que a direção da instituição ao qual o laboratório esteja vinculado avalie constantemente a organização em busca de falhas, apesar de a responsabilidade pela segurança ser, obrigatoriamente, compartilhada por todos envolvidos.
  • D Quanto ao manuseio de materiais e substâncias em laboratórios, deve ser analisado o risco químico ao qual os usuários estão expostos. Especialmente, com relação aos reagentes químicos, há que se considerar, principalmente, três aspectos: armazenagem, manuseio e descarte.
  • E A armazenagem de produtos químicos deve considerar a compatibilidade e não critérios como ordem alfabética ou estado físico. Uma forma correta de se organizar os reagentes é separá-los nos grupos: ácidos, bases, metais, sais e solventes.

Considerando a competência da contextualização sociocultural no ensino de química, assinale a opção que NÃO corresponde a uma das habilidades a ser desenvolvidas.

  • A Reconhecer os limites éticos e morais que podem estar envolvidos no desenvolvimento da química e da tecnologia.
  • B Reconhecer aspectos químicos relevantes na interação individual e coletiva do ser humano com o ambiente.
  • C Reconhecer o papel da química no sistema produtivo, industrial e rural.
  • D Compreender e utilizar conceitos químicos dentro de uma visão macroscópica.

A respeito da compreensão teórico‐metodológica da educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue o item.

Os sentidos e significados da cultura corporal expressos na sociedade compõem os objetivos das aulas de educação física da abordagem desenvolvimentista.

  • Certo
  • Errado