Psicologia Genética (Piaget)
Psicologia Genética (Piaget) - Resumo para Concursos
1. Conceito Básico
A Psicologia Genética, desenvolvida por Jean Piaget, estuda o desenvolvimento cognitivo da criança, enfatizando a construção do conhecimento através da interação entre sujeito e objeto. É uma das teorias mais cobradas em concursos de Pedagogia.
2. Estágios do Desenvolvimento Cognitivo
Piaget propôs 4 estágios universais e sequenciais:
- Sensorimotor (0-2 anos): Inteligência prática, ausência de linguagem, desenvolvimento de esquemas sensoriais e motores.
- Pré-operatório (2-7 anos): Pensamento simbólico, egocentrismo, irreversibilidade e centralização.
- Operatório Concreto (7-12 anos): Lógica concreta, conservação, classificação e reversibilidade.
- Operatório Formal (12+ anos): Abstração, raciocínio hipotético-dedutivo e pensamento científico.
3. Conceitos-Chave
- Assimilação: Incorporação de novos objetos a esquemas existentes.
- Acomodação: Modificação de esquemas para adaptar-se a novos objetos.
- Equilibração: Processo de auto-regulação entre assimilação e acomodação.
- Construtivismo: Aprendizagem como construção ativa do sujeito.
4. Aplicações na Educação
Piaget influenciou práticas pedagógicas que valorizam:
- Atividade do aluno no processo de aprendizagem.
- Ensino adequado ao estágio de desenvolvimento.
- Interação social como fator de desenvolvimento.
- Erro como parte do processo cognitivo.
5. Diferenciais para Concursos
- Ênfase nos conceitos de egocentrismo, conservação e reversibilidade.
- Contraste com Vygotsky (ênfase no social) e Wallon (afetividade).
- Críticas à teoria: desconsideração de fatores culturais e variações individuais.
6. Termos Frequentemente Cobrados
Adaptação, esquemas cognitivos, descentração, abstração reflexionante, conflito cognitivo.