Resumo de Pedagogia - Psicologia Genética (Piaget)

Psicologia Genética (Piaget)

Psicologia Genética (Piaget) - Resumo para Concursos

1. Conceito Básico

A Psicologia Genética, desenvolvida por Jean Piaget, estuda o desenvolvimento cognitivo da criança, enfatizando a construção do conhecimento através da interação entre sujeito e objeto. É uma das teorias mais cobradas em concursos de Pedagogia.

2. Estágios do Desenvolvimento Cognitivo

Piaget propôs 4 estágios universais e sequenciais:

  • Sensorimotor (0-2 anos): Inteligência prática, ausência de linguagem, desenvolvimento de esquemas sensoriais e motores.
  • Pré-operatório (2-7 anos): Pensamento simbólico, egocentrismo, irreversibilidade e centralização.
  • Operatório Concreto (7-12 anos): Lógica concreta, conservação, classificação e reversibilidade.
  • Operatório Formal (12+ anos): Abstração, raciocínio hipotético-dedutivo e pensamento científico.

3. Conceitos-Chave

  • Assimilação: Incorporação de novos objetos a esquemas existentes.
  • Acomodação: Modificação de esquemas para adaptar-se a novos objetos.
  • Equilibração: Processo de auto-regulação entre assimilação e acomodação.
  • Construtivismo: Aprendizagem como construção ativa do sujeito.

4. Aplicações na Educação

Piaget influenciou práticas pedagógicas que valorizam:

  • Atividade do aluno no processo de aprendizagem.
  • Ensino adequado ao estágio de desenvolvimento.
  • Interação social como fator de desenvolvimento.
  • Erro como parte do processo cognitivo.

5. Diferenciais para Concursos

  • Ênfase nos conceitos de egocentrismo, conservação e reversibilidade.
  • Contraste com Vygotsky (ênfase no social) e Wallon (afetividade).
  • Críticas à teoria: desconsideração de fatores culturais e variações individuais.

6. Termos Frequentemente Cobrados

Adaptação, esquemas cognitivos, descentração, abstração reflexionante, conflito cognitivo.