Resumo de Pedagogia - Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem para Concursos em Pedagogia

1. Conceitos Fundamentais

A Psicologia do Desenvolvimento estuda as mudanças físicas, cognitivas, emocionais e sociais ao longo da vida. Já a Psicologia da Aprendizagem foca nos processos de aquisição de conhecimentos, habilidades e comportamentos. Principais teóricos: Piaget, Vygotsky, Wallon e Ausubel.

2. Teorias do Desenvolvimento

Piaget (Epistemologia Genética): Estágios cognitivos (sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e formais). Destaque para assimilação e acomodação.
Vygotsky (Sócio-Histórica): Mediação social, Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e importância da linguagem.
Wallon: Integração entre afetividade, movimento e cognição; estágios de desenvolvimento.

3. Teorias da Aprendizagem

Behaviorismo (Skinner): Condicionamento operante (reforço/punição).
Construtivismo (Piaget/Vygotsky): Aprendizagem ativa e interação social.
Ausubel (Aprendizagem Significativa): Subsunçores e organização prévia do conhecimento.

4. Fatores que Influenciam a Aprendizagem

- Maturação biológica
- Ambiente sociocultural
- Interação professor-aluno
- Motivação e afetividade
- Dificuldades de aprendizagem (TDAH, dislexia etc.)

5. Aplicações Pedagógicas

- Adaptar estratégias aos estágios de desenvolvimento (Piaget)
- Utilizar scaffolding e trabalho colaborativo (Vygotsky)
- Promover aprendizagem significativa (Ausubel)
- Considerar a dimensão afetiva (Wallon)

6. Questões Frequentes em Concursos

- Diferenças entre Piaget e Vygotsky
- Conceito de ZDP e mediação
- Estágios piagetianos
- Transtornos de aprendizagem e inclusão
- Práticas pedagógicas baseadas nas teorias