Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem para Concursos em Pedagogia
1. Conceitos Fundamentais
A Psicologia do Desenvolvimento estuda as mudanças físicas, cognitivas, emocionais e sociais ao longo da vida. Já a Psicologia da Aprendizagem foca nos processos de aquisição de conhecimentos, habilidades e comportamentos. Principais teóricos: Piaget, Vygotsky, Wallon e Ausubel.
2. Teorias do Desenvolvimento
Piaget (Epistemologia Genética): Estágios cognitivos (sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e formais). Destaque para assimilação e acomodação.
Vygotsky (Sócio-Histórica): Mediação social, Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e importância da linguagem.
Wallon: Integração entre afetividade, movimento e cognição; estágios de desenvolvimento.
3. Teorias da Aprendizagem
Behaviorismo (Skinner): Condicionamento operante (reforço/punição).
Construtivismo (Piaget/Vygotsky): Aprendizagem ativa e interação social.
Ausubel (Aprendizagem Significativa): Subsunçores e organização prévia do conhecimento.
4. Fatores que Influenciam a Aprendizagem
- Maturação biológica
- Ambiente sociocultural
- Interação professor-aluno
- Motivação e afetividade
- Dificuldades de aprendizagem (TDAH, dislexia etc.)
5. Aplicações Pedagógicas
- Adaptar estratégias aos estágios de desenvolvimento (Piaget)
- Utilizar scaffolding e trabalho colaborativo (Vygotsky)
- Promover aprendizagem significativa (Ausubel)
- Considerar a dimensão afetiva (Wallon)
6. Questões Frequentes em Concursos
- Diferenças entre Piaget e Vygotsky
- Conceito de ZDP e mediação
- Estágios piagetianos
- Transtornos de aprendizagem e inclusão
- Práticas pedagógicas baseadas nas teorias