Resumo de Pedagogia - Problemas de Aprendizagem na Escola

Problemas de Aprendizagem na Escola

Problemas de Aprendizagem na Escola: Resumo para Concursos

1. Conceito e Definições

Problemas de aprendizagem referem-se a dificuldades específicas ou globais que afetam o processo de aquisição de conhecimentos, habilidades ou comportamentos escolares. Podem ser classificados em:

  • Dificuldades de Aprendizagem: Relacionadas a fatores externos (metodologia, ambiente escolar, etc.).
  • Transtornos de Aprendizagem: De origem neurobiológica (ex: dislexia, discalculia, TDAH).

2. Principais Causas

  • Fatores Orgânicos: Disfunções neurológicas, genéticas ou sensoriais (visão/audição).
  • Fatores Psicoemocionais: Ansiedade, baixa autoestima, traumas.
  • Fatores Pedagógicos: Metodologias inadequadas, má relação professor-aluno.
  • Fatores Socioambientais: Condições socioeconômicas desfavoráveis, falta de estímulo familiar.

3. Transtornos Específicos (DSM-5/ CID-11)

  • Dislexia: Dificuldade na leitura e escrita.
  • Discalculia: Dificuldade em matemática e lógica numérica.
  • Disgrafia: Dificuldade na coordenação motora fina (escrita).
  • TDAH: Desatenção, hiperatividade e impulsividade.

4. Identificação e Intervenção

  • Sinais: Baixo rendimento, desinteresse, comportamentos de evitação.
  • Avaliação: Multidisciplinar (psicólogo, fonoaudiólogo, pedagogo).
  • Estratégias Pedagógicas: Adaptações curriculares, ensino multissensorial, tecnologia assistiva.

5. Legislação Relevante

  • LDB (Lei 9.394/96): Garante atendimento educacional especializado (AEE).
  • Política Nacional de Educação Especial (PNEE): Inclusão escolar.
  • Lei 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Direito à igualdade de oportunidades.

6. Papel do Professor

  • Observação sistemática do aluno.
  • Trabalho colaborativo com família e equipe multidisciplinar.
  • Flexibilização de metodologias e avaliações.