Resumo de Pedagogia - Pressupostos Epistemológicos: Teorias do Conhecimento

Pressupostos Epistemológicos: Teorias do Conhecimento

Pressupostos Epistemológicos: Teorias do Conhecimento

1. Definição e Importância

Os pressupostos epistemológicos são fundamentos que investigam a origem, a natureza e os limites do conhecimento. Na Pedagogia, essas teorias orientam práticas educacionais, currículos e metodologias, sendo essenciais para concursos públicos por abordarem bases teóricas da educação.

2. Principais Teorias do Conhecimento

a) Empirismo: Conhecimento deriva da experiência sensorial (ex: John Locke).
b) Racionalismo: Razão como fonte primária do conhecimento (ex: Descartes).
c) Construtivismo: Conhecimento construído pela interação sujeito-meio (ex: Piaget, Vygotsky).
d) Criticismo: Combina experiência e razão, com análise crítica (ex: Kant).
e) Pragmatismo: Conhecimento válido se útil na prática (ex: Dewey).

3. Aplicações na Pedagogia

• Construtivismo: Base para abordagens ativas e aprendizagem significativa.
• Pragmatismo: Foco em metodologias problematizadoras e projetos.
• Racionalismo: Influencia estruturas curriculares lógico-disciplinares.

4. Relação com Tendências Pedagógicas

As teorias do conhecimento fundamentam correntes como:
- Escola Tradicional (racionalismo),
- Escola Nova (pragmatismo/construtivismo),
- Pedagogia Crítica (dialética materialista).

5. Questões Relevantes para Concursos

• Diferenças entre empirismo e racionalismo.
• Contribuições de Piaget e Vygotsky.
• Epistemologia na BNCC e práticas docentes.
• Críticas ao behaviorismo (foco apenas no observável).

6. Palavras-Chave

Epistemologia, gnosiologia, cognição, paradigmas educacionais, conhecimento a priori/a posteriori.