Resumo de Pedagogia - Piaget

Piaget

Resumo de Piaget para Concursos Públicos

1. Biografia e Contexto

Jean Piaget (1896-1980) foi um psicólogo suíço pioneiro no estudo do desenvolvimento cognitivo infantil. Sua teoria, chamada de Epistemologia Genética, investiga como o conhecimento é construído pela criança.

2. Principais Conceitos

  • Esquemas: Estruturas mentais que organizam o conhecimento.
  • Assimilação: Incorporar novas informações a esquemas existentes.
  • Acomodação: Modificar esquemas para adaptar-se a novas experiências.
  • Equilibração: Processo de busca de equilíbrio entre assimilação e acomodação.

3. Estágios do Desenvolvimento Cognitivo

  1. Sensório-Motor (0-2 anos): Inteligência prática (ações e percepções).
  2. Pré-Operatório (2-7 anos): Pensamento egocêntrico e simbólico.
  3. Operatório-Concreto (7-12 anos): Lógica aplicada a objetos concretos.
  4. Operatório-Formal (12+ anos): Pensamento abstrato e hipotético-dedutivo.

4. Contribuições para a Educação

  • Defesa da aprendizagem ativa (aluno como construtor do conhecimento).
  • Importância do lúdico e da interação social.
  • Conceito de conflito cognitivo para promover avanços.

5. Questões Frequentes em Concursos

  • Diferença entre assimilação e acomodação.
  • Características de cada estágio do desenvolvimento.
  • Críticas à teoria (ex: subestimação de fatores sociais).

6. Palavras-Chave

Construtivismo, desenvolvimento cognitivo, interacionismo, adaptação, estágios.