Paradigmas Educacionais: Pensamento Moderno e Contemporâneo
Paradigmas Educacionais: Pensamento Moderno e Contemporâneo
1. Paradigma Tradicional
Caracteriza-se pela transmissão vertical do conhecimento, com o professor como detentor do saber e o aluno como receptor passivo. Ênfase na memorização, disciplina rígida e avaliação quantitativa. Baseado no modelo da escola clássica (Jesuíta e Lancasteriana).
2. Paradigma Escolanovista (Moderno)
Surge como crítica ao tradicionalismo, com foco no aluno e no aprender fazendo (Dewey). Defende a educação centrada no interesse da criança, aprendizagem ativa e desenvolvimento integral. Inspirado na Psicologia da Educação e no Pragmatismo.
3. Paradigma Tecnicista
Modelo behaviorista baseado em eficiência técnica, com objetivos operacionais mensuráveis (Skinner, Tyler). Organização racional do ensino através de tecnologia educacional. Associado à Pedagogia por Objetivos e à Lei 5.692/71.
4. Paradigma Sociointeracionista (Contemporâneo)
Fundamentado em Vygotsky, enfatiza a construção do conhecimento através das interações sociais. Professor como mediador e aprendizagem como processo dialético. Inclui abordagens como construtivismo e teoria histórico-cultural.
5. Paradigma Crítico
Influenciado pela Pedagogia Crítica (Freire, Giroux), questiona as relações de poder na educação. Propõe uma escola transformadora, com conscientização política e formação para a cidadania crítica. Base da Educação Popular.
6. Tendências Contemporâneas
Inclui abordagens como: Educação Inclusiva, BNCC e competências, Neuroeducação, Tecnologias Digitais na Educação e Educação Multicultural. Ênfase na personalização, aprendizagem colaborativa e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Dicas para Concursos
- Relacione os paradigmas com autores e leis educacionais
- Compare as características de cada abordagem
- Atenção aos conceitos de: mediação, zona de desenvolvimento proximal, dialogicidade e competências
- Contextualize historicamente cada paradigma