Modalidades da Avaliação
Modalidades da Avaliação em Pedagogia para Concursos Públicos
1. Avaliação Diagnóstica
Realizada no início do processo de ensino-aprendizagem para identificar conhecimentos prévios, habilidades e dificuldades dos alunos. Objetiva planejar intervenções pedagógicas adequadas.
2. Avaliação Formativa
Processo contínuo que acompanha o desenvolvimento do aluno durante o período letivo. Foca no feedback para correção de rumos e melhoria da aprendizagem, sem caráter punitivo.
3. Avaliação Somativa
Realizada ao final de um período ou unidade de ensino para verificar o domínio de conteúdos e competências. Geralmente associada a atribuição de notas/conceitos.
4. Avaliação Mediadora
Abordagem interacionista que valoriza o diálogo entre professor e aluno durante o processo avaliativo, com foco na construção conjunta do conhecimento.
5. Autoavaliação
Processo em que o aluno reflete sobre seu próprio aprendizado, desenvolvendo autonomia e metacognição. Fundamental na perspectiva construtivista.
6. Avaliação Institucional
Avaliação global da escola, considerando aspectos pedagógicos, administrativos e comunitários. Inclui avaliação interna e externa (como o IDEB).
7. Avaliação por Competências
Foca na demonstração de habilidades práticas e aplicação do conhecimento em situações reais, alinhada com as Diretrizes Curriculares Nacionais.
Dicas para Concursos
- Diferencie claramente as modalidades avaliativas
- Relacione cada modalidade com os principais teóricos (Perrenoud, Hoffmann, Luckesi)
- Atente para as mudanças na LDB e BNCC quanto à avaliação
- Contextualize as modalidades nas diferentes etapas da Educação Básica