Resumo de Pedagogia - Modalidades da Avaliação

Modalidades da Avaliação

Modalidades da Avaliação em Pedagogia para Concursos Públicos

1. Avaliação Diagnóstica

Realizada no início do processo de ensino-aprendizagem para identificar conhecimentos prévios, habilidades e dificuldades dos alunos. Objetiva planejar intervenções pedagógicas adequadas.

2. Avaliação Formativa

Processo contínuo que acompanha o desenvolvimento do aluno durante o período letivo. Foca no feedback para correção de rumos e melhoria da aprendizagem, sem caráter punitivo.

3. Avaliação Somativa

Realizada ao final de um período ou unidade de ensino para verificar o domínio de conteúdos e competências. Geralmente associada a atribuição de notas/conceitos.

4. Avaliação Mediadora

Abordagem interacionista que valoriza o diálogo entre professor e aluno durante o processo avaliativo, com foco na construção conjunta do conhecimento.

5. Autoavaliação

Processo em que o aluno reflete sobre seu próprio aprendizado, desenvolvendo autonomia e metacognição. Fundamental na perspectiva construtivista.

6. Avaliação Institucional

Avaliação global da escola, considerando aspectos pedagógicos, administrativos e comunitários. Inclui avaliação interna e externa (como o IDEB).

7. Avaliação por Competências

Foca na demonstração de habilidades práticas e aplicação do conhecimento em situações reais, alinhada com as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Dicas para Concursos

  • Diferencie claramente as modalidades avaliativas
  • Relacione cada modalidade com os principais teóricos (Perrenoud, Hoffmann, Luckesi)
  • Atente para as mudanças na LDB e BNCC quanto à avaliação
  • Contextualize as modalidades nas diferentes etapas da Educação Básica