Libâneo
Resumo de Libâneo para Concursos Públicos
1. Contexto Histórico e Teórico
José Carlos Libâneo é um dos principais teóricos da pedagogia crítico-social dos conteúdos, corrente que busca articular a escola como espaço de transmissão do saber sistematizado com uma perspectiva de transformação social. Sua obra dialoga com autores como Marx, Gramsci e Vygotsky, enfatizando a função social da escola na formação crítica.
2. Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos
Principais características: - Defende o ensino de conteúdos científicos e culturais como instrumentos de emancipação - Rejeita tanto o espontaneísmo da escola nova quanto o tecnicismo da pedagogia tradicional - Propõe a mediação docente para articular conhecimento científico e realidade social - A escola deve garantir o acesso ao saber elaborado como direito de todos
3. Didática e Organização Escolar
Conceitos-chave: - Didática entendida como teoria do ensino com foco nos métodos de transmissão/assimilação - Escola como instituição social com funções pedagógicas e políticas - Processo ensino-aprendizagem como trabalho conjunto professor-aluno-conteúdo - Avaliação como processo diagnóstico contínuo
4. Concepção de Professor
Para Libâneo, o professor deve: - Dominar os conteúdos e suas metodologias - Compreender o contexto social dos alunos - Articular teoria e prática pedagógica - Assumir papel ativo na transformação social - Trabalhar de forma coletiva na escola
5. Questões Frequentes em Concursos
Temas recorrentes: - Diferenças entre pedagogia tradicional, renovada e crítico-social - Função social da escola segundo Libâneo - Críticas ao tecnicismo pedagógico - Relação entre educação e sociedade - Papel dos conteúdos escolares
6. Obras Principais
Livros mais citados: - Democratização da Escola Pública - Adeus Professor, Adeus Professora? - Pedagogia e Pedagogos, para quê? - Organização e Gestão da Escola