Resumo de Pedagogia - Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações

Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações

Lei nº 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN)

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), instituída em 20 de dezembro de 1996, é a principal norma que regulamenta a educação brasileira, desde a Educação Básica até o Ensino Superior. Ela estabelece os princípios, fins e organização do ensino no Brasil, conforme a Constituição Federal de 1988.

Principais Disposições da LDBEN

  • Educação como direito de todos: Garante o acesso à educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos.
  • Organização da Educação Nacional: Divide a educação em Educação Básica (Infantil, Fundamental e Médio) e Educação Superior.
  • Princípios educacionais: Liberdade de aprender, pluralismo de ideias, gratuidade do ensino público, valorização dos profissionais da educação, entre outros.
  • Flexibilidade curricular: Permite sistemas de ensino adaptarem parte do currículo à realidade local.

Alterações Relevantes

  • Lei nº 10.639/2003: Incluiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira.
  • Lei nº 11.274/2006: Ampliou o Ensino Fundamental para 9 anos, iniciando aos 6 anos de idade.
  • Lei nº 11.741/2008: Integrou a Educação Profissional Técnica ao Ensino Médio.
  • Lei nº 13.415/2017 (Reforma do Ensino Médio): Flexibilizou o currículo com itinerários formativos e ampliou a carga horária.
  • Lei nº 14.533/2023: Assegurou o piso salarial nacional para os profissionais da educação escolar pública.

Pontos Importantes para Concursos

  • Dever do Estado com a educação pública gratuita e de qualidade.
  • Autonomia das instituições de ensino superior.
  • Formação e valorização dos profissionais da educação.
  • Inclusão de alunos com necessidades especiais.
  • Gestão democrática do ensino público.

Conclusão

A LDBEN é a base legal da educação brasileira, e suas alterações refletem as mudanças sociais e pedagógicas. Para concursos, é essencial dominar seus princípios, estrutura e atualizações, especialmente as relacionadas à Educação Básica, formação docente e inclusão.

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