Educação, Sociedade e Prática Escolar
Educação, Sociedade e Prática Escolar: Resumo para Concursos
1. Relação entre Educação e Sociedade
A educação é um fenômeno social que reflete e reproduz as estruturas da sociedade, mas também pode transformá-la. Principais correntes:
- Teoria Crítica: Educação como instrumento de emancipação (Paulo Freire, Adorno)
- Funcionalismo: Educação como sistema que mantém a ordem social (Durkheim)
- Reprodutivismo: Escola reproduz desigualdades (Bourdieu, Althusser)
2. Funções da Escola
- Socialização de conhecimentos
- Formação para a cidadania
- Preparação para o mundo do trabalho
- Desenvolvimento crítico
3. Prática Escolar e Currículo
O currículo reflete escolhas políticas e culturais:
- Currículo oculto: Valores transmitidos implicitamente
- BNCC: Base Nacional Comum Curricular como diretriz
- Multiculturalismo: Inclusão de diversidade cultural
4. Desafios Contemporâneos
- Inclusão digital e novas tecnologias
- Educação para a diversidade (étnico-racial, gênero, necessidades especiais)
- Violência escolar e bullying
- Relação família-escola-comunidade
5. Legislação Relevante
- LDB (Lei 9.394/96) - Princípios da educação
- EC 59/09 - Ampliação da obrigatoriedade escolar
- Diretrizes Curriculares Nacionais
- Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
6. Autores Fundamentais
- Paulo Freire - Pedagogia do oprimido
- Vygotsky - Aprendizagem social
- Pierre Bourdieu - Capital cultural
- Philippe Perrenoud - Competências