Resumo de Pedagogia - Educação, Sociedade e Prática Escolar

Educação, Sociedade e Prática Escolar

Educação, Sociedade e Prática Escolar: Resumo para Concursos

1. Relação entre Educação e Sociedade

A educação é um fenômeno social que reflete e reproduz as estruturas da sociedade, mas também pode transformá-la. Principais correntes:

  • Teoria Crítica: Educação como instrumento de emancipação (Paulo Freire, Adorno)
  • Funcionalismo: Educação como sistema que mantém a ordem social (Durkheim)
  • Reprodutivismo: Escola reproduz desigualdades (Bourdieu, Althusser)

2. Funções da Escola

  • Socialização de conhecimentos
  • Formação para a cidadania
  • Preparação para o mundo do trabalho
  • Desenvolvimento crítico

3. Prática Escolar e Currículo

O currículo reflete escolhas políticas e culturais:

  • Currículo oculto: Valores transmitidos implicitamente
  • BNCC: Base Nacional Comum Curricular como diretriz
  • Multiculturalismo: Inclusão de diversidade cultural

4. Desafios Contemporâneos

  • Inclusão digital e novas tecnologias
  • Educação para a diversidade (étnico-racial, gênero, necessidades especiais)
  • Violência escolar e bullying
  • Relação família-escola-comunidade

5. Legislação Relevante

  • LDB (Lei 9.394/96) - Princípios da educação
  • EC 59/09 - Ampliação da obrigatoriedade escolar
  • Diretrizes Curriculares Nacionais
  • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

6. Autores Fundamentais

  • Paulo Freire - Pedagogia do oprimido
  • Vygotsky - Aprendizagem social
  • Pierre Bourdieu - Capital cultural
  • Philippe Perrenoud - Competências