Resumo de Pedagogia - Educação Infantil

Educação Infantil

Educação Infantil: Resumo para Concursos Públicos

1. Conceito e Fundamentos Legais

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica (Lei 9.394/96 - LDB), atendendo crianças de 0 a 5 anos. É direito da criança e dever do Estado (Art. 208, CF/88), com foco no desenvolvimento integral em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

2. Finalidades

  • Desenvolvimento da autonomia e identidade
  • Socialização e convívio coletivo
  • Brincadeiras como eixo estruturante (BNCC)
  • Pré-alfabetização (sem antecipação de conteúdos)

3. Documentos Norteadores

  • BNCC: Define 6 direitos de aprendizagem (conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se)
  • RCNEI: Referencial Curricular com orientações pedagógicas
  • EC 59/2009: Obrigatoriedade a partir dos 4 anos

4. Organização Pedagógica

  • Creche (0-3 anos) e Pré-escola (4-5 anos)
  • Avaliação formativa (sem retenção)
  • Proposta Pedagógica com participação familiar
  • Espaços lúdicos e interativos

5. Papel do Professor

  • Mediador das interações
  • Observador do desenvolvimento
  • Planejador de experiências significativas
  • Articulador com as famílias

6. Temas Relevantes para Concursos

  • Princípios de Piaget, Vygotsky e Wallon
  • Importância do brincar
  • Inclusão na Educação Infantil
  • Parceria família-escola
  • Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEI - Resolução CNE/CEB 5/2009)