Didática e Prática no Ensino Superior
Didática e Prática no Ensino Superior: Resumo para Concursos
1. Conceitos Fundamentais
A Didática no Ensino Superior estuda os princípios e métodos de ensino-aprendizagem voltados para adultos, considerando suas particularidades cognitivas e motivacionais. Aborda planejamento, estratégias pedagógicas e avaliação, alinhadas às demandas da educação superior.
2. Andragogia x Pedagogia
Diferencia-se da pedagogia tradicional por focar no aprendiz adulto (andragogia), com características como: autonomia, experiência prévia como recurso, aprendizagem problemocêntrica e necessidade de aplicação prática imediata.
3. Planejamento Didático
Inclui a elaboração de: Projeto Pedagógico de Curso (PPC), planos de ensino (objetivos, competências, conteúdos programáticos) e planos de aula (metodologias ativas, recursos tecnológicos e avaliação contínua).
4. Metodologias Ativas
Estratégias centradas no aluno: aprendizagem baseada em problemas (PBL), estudo de casos, sala de aula invertida, aprendizagem colaborativa e uso de tecnologias digitais (TICs).
5. Avaliação da Aprendizagem
Processo contínuo com funções diagnóstica, formativa e somativa. Inclui instrumentos diversificados como portfólios, seminários, provas contextualizadas e autoavaliação, com foco no desenvolvimento de competências.
6. Desafios Contemporâneos
Aborda temas como: educação inclusiva, EaD no ensino superior, formação docente permanente e articulação entre ensino, pesquisa e extensão conforme as DCNs para a educação superior.
7. Legislação Relevante
LDB (Lei 9.394/96), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), Resoluções do CNE/CES e normativas institucionais sobre avaliação e organização didático-pedagógica.