Resumo de Pedagogia - Didática e Prática no Ensino Superior

Didática e Prática no Ensino Superior

Didática e Prática no Ensino Superior: Resumo para Concursos

1. Conceitos Fundamentais

A Didática no Ensino Superior estuda os princípios e métodos de ensino-aprendizagem voltados para adultos, considerando suas particularidades cognitivas e motivacionais. Aborda planejamento, estratégias pedagógicas e avaliação, alinhadas às demandas da educação superior.

2. Andragogia x Pedagogia

Diferencia-se da pedagogia tradicional por focar no aprendiz adulto (andragogia), com características como: autonomia, experiência prévia como recurso, aprendizagem problemocêntrica e necessidade de aplicação prática imediata.

3. Planejamento Didático

Inclui a elaboração de: Projeto Pedagógico de Curso (PPC), planos de ensino (objetivos, competências, conteúdos programáticos) e planos de aula (metodologias ativas, recursos tecnológicos e avaliação contínua).

4. Metodologias Ativas

Estratégias centradas no aluno: aprendizagem baseada em problemas (PBL), estudo de casos, sala de aula invertida, aprendizagem colaborativa e uso de tecnologias digitais (TICs).

5. Avaliação da Aprendizagem

Processo contínuo com funções diagnóstica, formativa e somativa. Inclui instrumentos diversificados como portfólios, seminários, provas contextualizadas e autoavaliação, com foco no desenvolvimento de competências.

6. Desafios Contemporâneos

Aborda temas como: educação inclusiva, EaD no ensino superior, formação docente permanente e articulação entre ensino, pesquisa e extensão conforme as DCNs para a educação superior.

7. Legislação Relevante

LDB (Lei 9.394/96), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), Resoluções do CNE/CES e normativas institucionais sobre avaliação e organização didático-pedagógica.