Resumo de Pedagogia - Currículo (Teoria e Prática)

Currículo (Teoria e Prática)

Resumo de Currículo (Teoria e Prática) para Concursos em Pedagogia

1. Conceitos Fundamentais

O currículo é um conjunto de experiências educacionais planejadas, envolvendo conhecimentos, habilidades e valores. Aborda teorias tradicionais (ênfase em conteúdos), críticas (foco em relações de poder) e pós-críticas (identidade e cultura).

2. Teorias Curriculares

  • Tecnicista: Baseada em Tyler e Bobbit, foca em objetivos mensuráveis e eficiência.
  • Crítica: Influenciada por Freire e Apple, questiona desigualdades sociais reproduzidas pela escola.
  • Multiculturalista: Valoriza diversidade cultural e inclusão.

3. Componentes do Currículo

  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Diretrizes obrigatórias para Educação Básica.
  • Projeto Político-Pedagógico (PPP): Reflexão coletiva sobre a identidade da escola.
  • Avaliação: Processos formativo, somativo e diagnóstivo.

4. Práticas Curriculares

  • Interdisciplinaridade: Integração de saberes entre disciplinas.
  • Flexibilização: Adaptações para necessidades específicas (ex.: educação inclusiva).
  • Tecnologias Educacionais: Uso de TDICs no planejamento.

5. Legislação Relevante

  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9.394/96)
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica
  • Plano Nacional de Educação (PNE)

6. Tendências Atuais

  • Competências socioemocionais
  • Educação Integral
  • BNCC e Novo Ensino Médio

Dicas para Concursos

  • Focar em BNCC e LDB
  • Relacionar teorias com exemplos práticos
  • Estudar jurisprudência sobre casos curriculares