Currículo: planejamento, seleção e organização dos conteúdos
Currículo: Planejamento, Seleção e Organização dos Conteúdos (Pedagogia)
1. Fundamentos do Planejamento Educacional
- Conceito e importância do planejamento no contexto escolar
- Níveis de planejamento: plano da escola, plano de ensino e plano de aula
- Princípios pedagógicos para o planejamento (flexibilidade, intencionalidade, etc.)
2. Seleção de Conteúdos Curriculares
- Critérios para seleção de conteúdos (relevância social, validez epistemológica, etc.)
- Tipos de conhecimentos: conceituais, procedimentais e atitudinais
- Interdisciplinaridade e contextualização na seleção de conteúdos
3. Organização dos Conteúdos
- Sequência lógica e psicológica dos conteúdos
- Organização por disciplinas, áreas do conhecimento ou temas transversais
- Progressão e continuidade na organização curricular
4. Documentos Orientadores
- BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e seus pressupostos
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica
- Projeto Político-Pedagógico e sua relação com o currículo
5. Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem
- Funções da avaliação: diagnóstica, formativa e somativa
- Instrumentos e técnicas avaliativas
- Avaliação da eficácia do planejamento curricular
6. Tendências Contemporâneas em Currículo
- Currículo por competências
- Tecnologias digitais e currículo
- Educação inclusiva e diversidade no currículo