Concepções de currículo
Concepções de Currículo para Concursos Públicos
1. Currículo Tradicional
Foco no conteúdo disciplinar, hierarquizado e imutável. Prioriza a transmissão de conhecimentos clássicos e a formação intelectual. Baseado em modelos europeus, com ênfase na memorização e avaliação quantitativa.
2. Currículo Técnico-Instrumental
Orientação pragmática para atender demandas do mercado. Organização racional de objetivos, métodos e avaliação (modelo Tyleriano). Destaque para eficiência, produtividade e formação para o trabalho.
3. Currículo como Experiência
Influência de Dewey e pedagogia progressista. Valoriza vivências, interesses dos alunos e aprendizagem ativa. O professor é facilitador, com flexibilidade nos conteúdos.
4. Currículo Crítico
Abordagem sociopolítica (influência de Freire, Apple e Giroux). Questiona relações de poder no conhecimento escolar. Objetivo: emancipação e transformação social. Destaque para ideologia e currículo oculto.
5. Currículo Pós-Crítico
Perspectivas contemporâneas: multiculturalismo, gênero, identidades. Crítica às narrativas dominantes e valorização da diferença. Ênfase na construção social do conhecimento e desconstrução de discursos.
6. Currículo por Competências
Modelo atual dominante em políticas educacionais. Articulação de saberes, habilidades e atitudes. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência. Críticas à padronização e mercantilização da educação.
7. Currículo e BNCC
Documento normativo brasileiro com competências gerais e específicas. Organização por áreas do conhecimento e desenvolvimento integral. Tensões entre prescritividade e flexibilidade curricular.
Dicas para Concursos
- Relacione teóricos a cada concepção (Tyler, Dewey, Freire, etc.)
- Destaque impactos na prática pedagógica
- Contraste modelos tradicionais x críticos
- Conheça a legislação educacional atual