Resumo de Pedagogia - Concepções de currículo

Concepções de currículo

Concepções de Currículo para Concursos Públicos

1. Currículo Tradicional

Foco no conteúdo disciplinar, hierarquizado e imutável. Prioriza a transmissão de conhecimentos clássicos e a formação intelectual. Baseado em modelos europeus, com ênfase na memorização e avaliação quantitativa.

2. Currículo Técnico-Instrumental

Orientação pragmática para atender demandas do mercado. Organização racional de objetivos, métodos e avaliação (modelo Tyleriano). Destaque para eficiência, produtividade e formação para o trabalho.

3. Currículo como Experiência

Influência de Dewey e pedagogia progressista. Valoriza vivências, interesses dos alunos e aprendizagem ativa. O professor é facilitador, com flexibilidade nos conteúdos.

4. Currículo Crítico

Abordagem sociopolítica (influência de Freire, Apple e Giroux). Questiona relações de poder no conhecimento escolar. Objetivo: emancipação e transformação social. Destaque para ideologia e currículo oculto.

5. Currículo Pós-Crítico

Perspectivas contemporâneas: multiculturalismo, gênero, identidades. Crítica às narrativas dominantes e valorização da diferença. Ênfase na construção social do conhecimento e desconstrução de discursos.

6. Currículo por Competências

Modelo atual dominante em políticas educacionais. Articulação de saberes, habilidades e atitudes. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência. Críticas à padronização e mercantilização da educação.

7. Currículo e BNCC

Documento normativo brasileiro com competências gerais e específicas. Organização por áreas do conhecimento e desenvolvimento integral. Tensões entre prescritividade e flexibilidade curricular.

Dicas para Concursos

  • Relacione teóricos a cada concepção (Tyler, Dewey, Freire, etc.)
  • Destaque impactos na prática pedagógica
  • Contraste modelos tradicionais x críticos
  • Conheça a legislação educacional atual