Resumo de Pedagogia - Avaliação Educacional

Avaliação Educacional

Avaliação Educacional: Conceito e Finalidades

A avaliação educacional é um processo sistemático de coleta, análise e interpretação de dados para verificar a efetividade do ensino-aprendizagem. Suas principais finalidades incluem:

  • Diagnosticar dificuldades dos alunos
  • Orientar o planejamento docente
  • Promover a progressão discente
  • Garantir a qualidade do processo educativo

Tipos de Avaliação Educacional

Classificação conforme momento e objetivos:

  • Diagnóstica: Realizada no início do processo para identificar conhecimentos prévios
  • Formativa: Contínua, com função reguladora durante o processo
  • Somativa: Ao final de períodos, para certificação de resultados

Instrumentos de Avaliação

Principais ferramentas avaliativas:

  • Provas escritas (objetivas e discursivas)
  • Trabalhos em grupo e individuais
  • Observação sistemática
  • Portfólios e registros reflexivos

Avaliação na LDB (Lei 9.394/96)

Princípios legais conforme a Lei de Diretrizes e Bases:

  • Avaliação contínua e cumulativa
  • Prioridade dos aspectos qualitativos sobre quantitativos
  • Possibilidade de aceleração de estudos para alunos atrasados
  • Obrigatoriedade da recuperação paralela

Tendências Atuais em Avaliação

Abordagens contemporâneas:

  • Avaliação mediadora (Hoffmann)
  • Avaliação formativa (Perrenoud)
  • Triangulação avaliativa (observação, produção discente e registros)
  • Uso de rubricas e indicadores de desempenho