Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior
Avaliação da Educação Básica
A avaliação na Educação Básica tem como objetivo diagnosticar, acompanhar e melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Destacam-se:
- Avaliação Formativa: Foco no desenvolvimento contínuo do aluno, com feedbacks constantes.
- Avaliação Somativa: Verificação de resultados ao final de um período (ex: provas bimestrais).
- Instrumentos: Provas, trabalhos, observação, portfólios e autoavaliação.
- Legislação: LDB (Lei 9.394/96) e BNCC destacam a avaliação como processo contínuo e inclusivo.
Avaliação no Ensino Superior
No Ensino Superior, a avaliação visa a formação crítica e profissional, com ênfase em:
- Avaliação Diagnóstica: Identifica conhecimentos prévios no início do curso ou disciplina.
- Avaliação Processual: Valoriza a participação, seminários, pesquisas e produções acadêmicas.
- Avaliação Final: Examens dissertativos, projetos de conclusão (TCC) e estágios supervisionados.
- Regulamentação: Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e PDI das instituições.
Diferenciais para Concursos Públicos
- Ênfase nas legislações (LDB, BNCC, DCNs).
- Conceitos de Vygotsky, Piaget e Bloom na fundamentação teórica.
- Abordagens contemporâneas como avaliação por competências e rubricas.
- Questões práticas: elaboração de instrumentos e análise de resultados.