Resumo de Pedagogia - Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior

Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior

Avaliação da Educação Básica

A avaliação na Educação Básica tem como objetivo diagnosticar, acompanhar e melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Destacam-se:

  • Avaliação Formativa: Foco no desenvolvimento contínuo do aluno, com feedbacks constantes.
  • Avaliação Somativa: Verificação de resultados ao final de um período (ex: provas bimestrais).
  • Instrumentos: Provas, trabalhos, observação, portfólios e autoavaliação.
  • Legislação: LDB (Lei 9.394/96) e BNCC destacam a avaliação como processo contínuo e inclusivo.

Avaliação no Ensino Superior

No Ensino Superior, a avaliação visa a formação crítica e profissional, com ênfase em:

  • Avaliação Diagnóstica: Identifica conhecimentos prévios no início do curso ou disciplina.
  • Avaliação Processual: Valoriza a participação, seminários, pesquisas e produções acadêmicas.
  • Avaliação Final: Examens dissertativos, projetos de conclusão (TCC) e estágios supervisionados.
  • Regulamentação: Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e PDI das instituições.

Diferenciais para Concursos Públicos

  • Ênfase nas legislações (LDB, BNCC, DCNs).
  • Conceitos de Vygotsky, Piaget e Bloom na fundamentação teórica.
  • Abordagens contemporâneas como avaliação por competências e rubricas.
  • Questões práticas: elaboração de instrumentos e análise de resultados.