Questão 5 do Concurso Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Técnico Administrativo (2021)

Norte e Nordeste puxam desemprego recorde no 1º trimestre

De acordo com o IBGE, 12 estados registraram patamar recorde. As maiores taxas foram em Pernambuco e Bahia (ambos com 21,3%). Já as menores, em Santa Catarina (6,2%) e Rio Grande do Sul (9,2%).

Por Darlan Alvarenga e Daniel Silveira, G1
27/05/2021

O desemprego aumentou em 8 das 27 unidades da Federação no 1º trimestre, na comparação com o trimestre encerrado em dezembro, puxado pelos estados das regiões Norte e Nordeste. Os dados são da pesquisa divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou recordes de taxa de desocupação e pessoas sem trabalho no país.
[...]
“No Norte, a taxa passou de 12,4%, no último trimestre de 2020, para 14,8%, no 1º trimestre de 2021. No Nordeste, de 17,2% para 18,6%. Em ambas as regiões, é a maior taxa já registrada desde 2012. Nas demais, o cenário é de estabilidade em relação ao quarto trimestre do ano passado”, informou o IBGE.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2021/05/27/norte-e-nordeste-puxam-desemprego-recorde-no1o-trimestre.ghtml


Em relação aos elementos linguísticos empregados no texto, é INCORRETO afirmar que

  • A os adjuntos adverbiais que indicam lugar (como ‘Em Pernambuco e Bahia’ e ‘no Nordeste’ etc.) e tempo (como ‘no último trimestre de 2020’ e ‘no 1º trimestre de 2021’), sendo termos acessórios da oração, poderiam ser retirados do texto sem prejuízo do sentido.
  • B as expressões ‘De acordo com o IBGE’ e ‘informou o IBGE’ e o uso das aspas indicam que o conteúdo da mensagem relacionada a tais recursos é de responsabilidade do IBGE.
  • C a expressão ‘ambas as regiões’, no último parágrafo, faz referência às regiões Norte e Nordeste, citadas no mesmo parágrafo.
  • D as expressões ‘taxa de desocupação’ e ‘pessoas sem trabalho’ estão relacionadas ao termo ‘desemprego’, do título da matéria.