Durante uma atividade em grupo, realizada em uma plataforma digital, um estudante adepto de uma religião de matriz africana é alvo de comentários depreciativos por parte de alguns colegas, que associam sua opinião a práticas negativas e evitam interagir com ele. O mediador é chamado para intervir e precisa agir de acordo com os princípios da mediação de conflitos e das normativas legais sobre o respeito à diversidade religiosa no ambiente escolar.
Diante dessa situação, identifique a abordagem mais eficaz a ser adotada pelo mediador:
- A Reconhecer que diferenças culturais podem gerar atritos e, por isso, orientar o aluno vítima da intolerância a evitar expressar sua fé dentro da escola para preservar a harmonia do ambiente.
- B Identificar os alunos envolvidos na prática da intolerância, aplicando os dispositivos legais que criminalizam a discriminação religiosa para servir de exemplo aos demais estudantes.
- C Criar um espaço de escuta ativa e diálogo entre os alunos envolvidos, promovendo reflexões sobre diversidade religiosa e respeito às diferenças, além de ações pedagógicas articuladas que envolvam toda a comunidade escolar no enfrentamento da intolerância religiosa.
- D Relatar o caso diretamente à gestão escolar e aos responsáveis dos estudantes envolvidos, recomendando que a resolução do conflito ocorra em um ambiente externo à escola, uma vez que se trata de uma questão pessoal e familiar.
- E Considerar que manifestações de preconceito fazem parte da construção social dos alunos e que qualquer intervenção direta poderia reforçar antagonismos, sendo mais adequado permitir que o grupo de estudantes resolva suas diferenças espontaneamente ao longo do tempo.