Prova da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) - Mediador - Prova FLEM Concursos (2025) - Questões Comentadas

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A desigualdade social no Brasil é um fenômeno histórico e estrutural, resultante de diversos fatores que moldaram a formação econômica e social do país.
Entre as principais origens da desigualdade social brasileira, destaca-se:

  • A A abolição da escravidão em 1888, que garantiu plenos direitos e condições de igualdade aos ex-escravizados, mas não foi suficiente para eliminar todas as diferenças sociais.
  • B O processo de industrialização tardia do Brasil, que ocorreu simultaneamente a uma ampla reforma agrária, garantindo equidade no acesso à terra e oportunidades econômicas.
  • C A colonização baseada na exploração económica e no trabalho forçado, seguida pela manutenção de privilégios para determinadas camadas sociais ao longo da história.
  • D A promulgação da Constituição de 1988, que ampliou os direitos sociais, mas ao mesmo tempo intensificou a desigualdade entre as classes devido ao aumento da carga tributária sobre os menos favorecidos.
  • E Uma política de valorização do salário-mínimo desde o início do século XX, que aumentou a concentração de renda prejudicando o setor empresarial.

Durante uma atividade em grupo, realizada em uma plataforma digital, um estudante adepto de uma religião de matriz africana é alvo de comentários depreciativos por parte de alguns colegas, que associam sua opinião a práticas negativas e evitam interagir com ele. O mediador é chamado para intervir e precisa agir de acordo com os princípios da mediação de conflitos e das normativas legais sobre o respeito à diversidade religiosa no ambiente escolar.

Diante dessa situação, identifique a abordagem mais eficaz a ser adotada pelo mediador:

  • A Reconhecer que diferenças culturais podem gerar atritos e, por isso, orientar o aluno vítima da intolerância a evitar expressar sua fé dentro da escola para preservar a harmonia do ambiente.
  • B Identificar os alunos envolvidos na prática da intolerância, aplicando os dispositivos legais que criminalizam a discriminação religiosa para servir de exemplo aos demais estudantes.
  • C Criar um espaço de escuta ativa e diálogo entre os alunos envolvidos, promovendo reflexões sobre diversidade religiosa e respeito às diferenças, além de ações pedagógicas articuladas que envolvam toda a comunidade escolar no enfrentamento da intolerância religiosa.
  • D Relatar o caso diretamente à gestão escolar e aos responsáveis dos estudantes envolvidos, recomendando que a resolução do conflito ocorra em um ambiente externo à escola, uma vez que se trata de uma questão pessoal e familiar.
  • E Considerar que manifestações de preconceito fazem parte da construção social dos alunos e que qualquer intervenção direta poderia reforçar antagonismos, sendo mais adequado permitir que o grupo de estudantes resolva suas diferenças espontaneamente ao longo do tempo.

A Lei de Cotas (Lei no 12.711/2012) foi sancionada com o objetivo de ampliar o acesso de estudantes oriundos de escolas públicas, negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência ao ensino superior, buscando promover uma maior equidade no sistema educacional brasileiro. Essa medida, que representa uma das ações afirmativas mais importantes no país, visa corrigir desigualdades históricas e promover a diversidade nos ambientes acadêmicos.

Entretanto, a implementação da Lei de Cotas tem gerado diversos debates na sociedade, especialmente sobre o seu impacto na qualidade do ensino, nas relações sociais dentro das universidades e na perpetuação de um modelo educacional excludente. Os defensores da lei argumentam que ela é essencial para corrigir as distorções históricas de acesso à educação e para promover uma universidade mais inclusiva. Por outro lado, os críticos da medida questionam se o modelo de cotas realmente resolve o problema da desigualdade ou apenas impede uma estrutura educacional desigual.

BRASIL. Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012. Estabelece a reserva de vagas para alunos de escolas públicas, negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência no ensino superior. Disponível em: <www.planalto.gov.br>.. Acesso em: 30 jan. 2025.

A partir do texto apresentado, analise a relação entre a Lei de Cotas e seus impactos na sociedade brasileira, considerando tanto os aspectos positivos quanto os críticos dessa política pública, e marque V para o que for verdadeiro e F, para o que for falso.

( ) A política de cotas se fundamenta no princípio da isonomia, permitindo que determinados grupos sociais, que enfrentam desigualdades estruturais, tenham acesso oportunidades iguais.

( ) A implementação da Lei de Cotas reduziu as desigualdades no acesso ao ensino superior, garantindo que todos os estudantes tenham as mesmas condições socias para ingressar na universidade.

( ) Além de promover a inclusão, a política de cotas também contribui para o debate sobre a necessidade de melhorias no ensino básico público, já que evidencia as desigualdades educacionais existentes.

( ) A reserva de vagas garantidas pela Lei de Cotas impede alunos de escolas particulares de ingressar no ensino superior público, restringindo o acesso de qualquer estudante que não se enquadre nos critérios da política.

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A V V F F
  • B V F V F
  • C V V F V
  • D F V F V
  • E F F V V

A saúde preventiva vai além do tratamento de doenças, envolvendo estratégias para reduzir riscos, promover hábitos saudáveis e garantir melhor qualidade de vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doenças, mas como um estado de completo bem-estar físico, mental e social.

A partir das informações apresentadas, pode concluir que:

  • A A saúde e o bem-estar são determinados prioritariamente por fatores genéticos, sendo as ações preventivas eficazes apenas em casos específicos.
  • B A prevenção de doenças ocorre por meio de exames médicos e check-ups regulares, sem a influência de fatores sociais ou ambientais.
  • C A promoção da saúde envolve a criação de condições que favorecem o bem-estar físico, mental e social tanto dos indivíduos quanto da coletividade.
  • D O conceito de bem-estar se restringe à ausência de sintomas físicos, pois fatores emocionais e sociais são subjetivos e não fazem parte da definição de saúde.
  • E A saúde pública foca exclusivamente no tratamento de doenças já existentes, sendo responsabilidade de cada indivíduo buscar formas de prevenção.

A Inteligência Artificial (IA) está modificando o cenário educacional, oferecendo oportunidades para personalizar o aprendizado e identificar as necessidades individuais dos alunos. Por meio de algoritmos avançados, é possível adaptar o conteúdo educacional ao ritmo e estilo de aprendizagem de cada estudante, proporcionando uma experiência mais eficaz e envolvente. Além disso, a IA pode automatizar tarefas administrativas, permitindo que educadores se concentrem em atividades mais estratégicas e interativas. No entanto, a integração da IA na educação também apresenta desafios significativos. Existem preocupações de que a dependência excessiva da tecnologia possa desumanizar o ambiente de aprendizado, reduzindo a interação humana, essencial para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Além disso, a falta de regulamentação adequada pode levar à reprodução de visões nos algoritmos, afetando a equidade educacional. A privacidade dos dados dos alunos é outra questão crítica, exigindo medidas robustas de proteção e transparência no uso das informações coletadas.

Portanto, é fundamental que a implementação da IA na educação seja acompanhada de uma reflexão ética e de políticas que garantam o equilíbrio entre a inovação tecnológica e a preservação dos valores humanos no processo educacional.

Disponível em: <https://revistaeducacao.com.br/2024/07/12/ inteligencia-artificial-na-educacao>. Acesso em: 8 fev. 2025. Adaptado.

Com base no texto em destaque e nos debates atuais sobre a aplicação da Inteligência Artificial na educação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F, para as falsas.

( ) A personalização do aprendizado por meio da IA permite que todos os alunos avancem no mesmo ritmo, garantindo uniformidade e maior agilidade no processo de aprendizagem.

( ) A automação de determinadas tarefas pela IA proporciona novas possibilidades pedagógicas, integrando a tecnologia ao ensino.

( ) A utilização da inteligência artificial na educação pode substituir a interação humana, uma vez que os algoritmos são suficientes para atender as principais necessidades dos alunos.

( ) A regulamentação do uso da IA preza pela privacidade dos alunos de riscos no uso das informações obtidas.


A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A F V F F
  • B F V F V
  • C V V F V
  • D V V F F
  • E V V V F