Questões comentadas de Concursos para Mediador

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“A diretora do CEEP ICEIA, Maribel Silva, explica que já é feito um trabalho em sala de aula sobre o uso do celular, especialmente nos cursos técnicos que demandam a tecnologia.”

Com base nos estudos sobre subordinação das orações e considerando as duas orações introduzidas por “que”, em destaque pode-se afirmar:
  • A A primeira oração introduzida por “que” funciona como oração subordinada substantiva objetiva direta, pois completa o sentido do verbo “explica”, e a segunda “que demandam a tecnologia” funciona como oração subordinada adjetiva restritiva, qualificando “cursos técnicos”.
  • B A primeira oração introduzida por “que” exerce a função de predicativo do sujeito, enquanto a segunda restringe o sentido de “cursos técnicos”, configurando-se como oração subordinada adjetiva restritiva.
  • C Ambas as orações introduzidas por “que” são subordinadas adverbiais finais, pois exprimem a finalidade do discurso diretivo.
  • D A primeira oração introduzida por “que” é uma oração subordinada substantiva subjetiva, pois atua como sujeito de “explica”, e a segunda apresenta efeito meramente enfático, sem função sintática definida.
  • E Ambas as orações introduzidas por“que” são subordinadas substantivas apositivas, porque especificam o significado de “trabalho” e de “cursos técnicos”.

O texto relata como algumas escolas da rede estadual da Bahia estão adotando estratégias para reduzir o uso excessivo de celulares, sobretudo durante os intervalos, oferecendo alternativas de lazer e socialização.
A partir da leitura, identifique a alternativa que sintetiza o objetivo principal dessas iniciativas e as consequências observadas:

  • A Promover uma ruptura definitiva com qualquer recurso tecnológico, proibindo totalmente o uso de celulares durante todo o período escolar.
  • B Substituir o uso de celulares por jogos analógicos somente em sala de aula, sem considerar outras atividades.
  • C Fortalecer a convivência e o desenvolvimento pessoal dos estudantes, oferecendo atividades lúdicas e culturais que contribuam para um ambiente escolar mais acolhedor e para a melhoria do foco na aprendizagem.
  • D Restringir o contato com a internet, obrigando os estudantes a utilizarem apenas livros didáticos e materiais instrucionais tradicionais.
  • E Favorecer apenas a prática de atividades esportivas, descartando quaisquer métodos que envolvam interação tecnológica no espaço escolar.

Considere que um aluno precisa enviar uma imagem por e-mail que ultrapassa o limite permitido para anexos. Identifique a alternativa que apresenta a resolução mais eficiente para esse problema:

  • A Comprimir a imagem utilizando algum programa de compressão de arquivo.
  • B Dividir a imagem em várias partes.
  • C Utilizar um serviço de armazenamento em nuvem e compartilhar o link.
  • D Converter a imagem para o formato .txt.
  • E Enviar apenas uma captura parcial da imagem.

A charge explora, de forma irônica, as consequências do ensino a distância em determinados contextos socioeconômicos.
Com base na interpretação do texto visual e verbal, a alternativa que expressa corretamente o problema central criticado pela charge é:

  • A As dificuldades pedagógicas na adoção de novos métodos de ensino em comunidades tradicionais, resultando em resistência ao uso de tecnologias mais modernas.
  • B A falta de motivação dos alunos diante do excesso de distrações digitais, o que reflete a indisciplina característica de ambientes familiares desfavorecidos.
  • C A acomodação do seducadores, que deixam de desenvolver conteúdos atrativos no ensino remoto, reforçando a ideia de que aulas virtuais são menos eficientes.
  • D O conflito geracional entre pais e filhos acerca da disciplina no ensino remoto, em que os pais não compreendem a importância das redes sociais para a aprendizagem.
  • E A precariedade da infraestrutura tecnológica em regiões economicamente vulneráveis, evidenciando a dificuldade de acesso aos meios virtuais necessários à educação.

A partir dos recursos expressivos na fala da mãe (“E a aula, meu filho?!!”) e do garoto (“Nem sinal!”), é possível observar diferentes estratégias linguísticas que visam enfatizar a mensagem e reforçar o sentido pretendido pelo autor da charge.
A partir da análise das falas na charge, a alternativa que descreve adequadamente o papel dos modificadores linguísticos empregados, relacionando-os ao contexto de discurso presente na ilustração, é.

  • A O vocativo “meu filho” atua como um elemento desnecessário, pois não altera significativamente o sentido da pergunta; no enunciado “Nem sinal!”, a ausência de sujeito indica apenas informalidade, sem produzir ênfase ou expressividade.
  • B A interjeição “E a aula” e o vocativo “meu filho” estabelecem uma estrutura exclamativa que reforça a impaciência da mãe; no enunciado “Nem sinal!”, a omissão do verbo e do complemento criam um efeito de urgência, ressaltando a frustração do garoto com a falta de conexão.
  • C O vocativo “meu filho” funciona como artigo anteposto ao núcleo do sintagma, modificando gramaticalmente o sujeito da ação; em “Nem sinal!”, a negação é acompanhada de advérbio que indica modo de ausência total de internet.
  • D O emprego de “meu filho” após “E a aula” tem valor adjetivo, pois qualifica a expressão “aula” ao direcioná-la ao garoto; já a forma lacônica “Nem sinal!” cumpre unicamente o papel de um conectivo adversativo.
  • E A expressão “E a aula, meu filho?!!” revela o uso de um vocativo que reforça a relação familiar e a cobrança direta; simultaneamente, “Nem sinal!” mostra um enunciado abreviado, sem verbo, que intensifica o tom de frustração do personagem ao não conseguir se conectar.