Questão 3 Comentada - Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE) - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Provimento - IESES (2018)

A conduta do Tabelião de Protesto que, de forma dolosa e reiterada, recebe e deixa de repassar, no prazo legal e em caráter definitivo, valores pertencentes aos apresentantes dos títulos (titulares do crédito) pode caracterizar:

  • A Apenas infração administrativa na hipótese de reparação integral dos danos às vítimas.
  • B Infração civil, penal, administrativa e até ato de improbidade.
  • C Infração penal e administrativa exclusivamente.
  • D Apenas crime de apropriação indébita.

Gabarito comentado da Questão 3 - Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE) - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Provimento - IESES (2018)

Inicialmente, a doutrina majoritária entende que os titulares de serventias de cartórios, regidos pela Lei 8.935/94, são particulares em colaboração com o poder público. Eles atuam na prestação de serviços públicos por meio de delegação estatal. Nessa condição, são classificados como agentes públicos. Portanto, notários e registradores podem ser sujeitos ativos em atos de improbidade administrativa. Conforme o art. 2º da Lei nº 8.429/1992, todos os agentes públicos podem praticar atos de impr...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium