Questão 42 Comentada - Prefeitura Municipal de Morro Agudo - Professor - Educação Especial - VUNESP (2020)

Considere o livro Educação Especial na Escola Inclusiva de Rosangela Machado (2009) para responder à questão.


“A inclusão escolar leva em consideração a pluralidade das culturas, a complexidade das redes de interação humanas, busca outros modos de conceber o conhecimento escolar, revê os sistemas de avaliação, promovendo uma releitura dos processos de ensinar e aprender.”
Nesse contexto, é correto afirmar que a inclusão escolar

  • A visa corroborar com o ensino tradicional e enfatiza apenas o conhecimento científico.
  • B deixa de considerar a subjetividade e a multidimensionalidade humana.
  • C beneficia a todos os alunos e denuncia o caráter excludente do ensino tradicional.
  • D preocupa-se com a classificação dos alunos de acordo com níveis de desenvolvimento.
  • E é uma inovação educacional baseada no modelo cartesiano/positivista das práticas escolares.

Gabarito comentado da Questão 42 - Prefeitura Municipal de Morro Agudo - Professor - Educação Especial - VUNESP (2020)

Esta questão aborda a educação especial e inclusiva.

RESOLVENDO A QUESTÃO:

Com base no pensamento da autora citada (Machado, 2009), analisemos as alternativas:

A) visa corroborar com o ensino tradicional e enfatiza apenas o conhecimento científico. Errada! A inclusão escolar busca romper com o ensino tradicional. Considera a multidimensionalidade humana e outras formas de abordar o saber, não apenas o conhecimento científico.

B) deixa de considerar a subjetividade e a multidimensionalidade humana. Errada! A inclusão valoriza a subjetividade de cada aluno e a multidimensionalidade humana (aspectos sociais, políticos, culturais, etc.).

C) beneficia a todos os alunos e denuncia o caráter excludente do ensino tradicional. Certa! A inclusão reconhece as particularidades de cada indivíduo. A escola inclusiva atende às necessidades de cada aluno, beneficiando a todos e combatendo a exclusão do modelo tradicional.

D) preocupa-se com a classificação dos alunos de acordo com níveis de desenvolvimento. Errada! A inclusão escolar busca outras formas de avaliação, diferentes da classificação do ensino tradicional. O foco é diagnosticar e prover os meios para a aprendizagem.

E) é uma inovação educacional baseada no modelo cartesiano/positivista das práticas escolares. Errada! A inclusão não se alinha ao modelo cartesiano/positivista, pois valoriza o ser humano, sua multidimensionalidade e a liberdade no aprendizado.

REFERÊNCIA: MACHADO, R. Educação Especial na Escola Inclusiva: políticas, paradigmas e práticas. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2009.

GABARITO: ALTERNATIVA “C".