Questão 3 Comentada - Procuradoria Geral do Estado de Sergipe (PGE-SE) - Procurador do Estado - CESPE/CEBRASPE (2023)

A respeito dos princípios da administração pública, assinale a opção correta.

  • A A positivação do princípio da moralidade, no direito brasileiro, deu-se apenas com a Constituição Federal de 1988, segundo a doutrina majoritária.
  • B O princípio da economicidade, aplicado ao regime das licitações, impõe à administração pública a opção pela proposta que proporcionar maior vantagem econômica.
  • C Para avaliar o cumprimento dos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, não se leva em conta o aspecto da finalidade do ato, mas sim a racionalidade de sua fundamentação.
  • D O princípio da publicidade tem importante relação com o princípio republicano, no sentido de que este pressupõe controle dos atos das autoridades, e não pode haver controle sem conhecimento desses atos.
  • E Por força do princípio da supremacia do interesse público, o administrador não tem o poder de renunciar a direitos, poderes e competências da administração pública.

Gabarito comentado da Questão 3 - Procuradoria Geral do Estado de Sergipe (PGE-SE) - Procurador do Estado - CESPE/CEBRASPE (2023)

Vamos analisar a questão sobre o Regime Jurídico Administrativo, com foco em identificar a alternativa correta. A questão aborda princípios fundamentais que regem a atuação da Administração Pública. A – ERRADA. A afirmação de que a doutrina "já vislumbrava o princípio da moralidade dentro do princípio da legalidade, mesmo antes da CF/88" está tecnicamente correta, mas a questão não se limita a isso. A essência da resposta é insuficiente, pois a questão pode ter outros elementos, como a abran...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium