Uma empresa de tecnologia especializada em softwares para pequenas e médias empresas enfrentava dificuldades para crescer no mercado devido aos seguintes fatores:
• falta de direcionamento estratégico: não havia metas claras;
• baixa retenção de clientes: clientes não renovavam os contratos;
• concorrência acirrada: empresas maiores dominavam o setor; e • desalinhamento interno: equipes trabalhavam sem objetivos comuns.
A diretoria da empresa decidiu, então, promover um planejamento estratégico para os próximos cinco anos e, para analisar o cenário da organização com relação aos seus fatores internos (forças, fraquezas) e externos (oportunidades, ameaças), de forma a identificar cada um desses pontos, utilizou a matriz SWOT.
Com base no caso hipotético precedente, julgue o item seguinte, referente ao planejamento estratégico e à inteligência estratégica.
A empresa deverá proceder à análise do ambiente, estabelecer sua missão, que é a finalidade da organização ou a razão pela qual ela existe, e definir a visão da empresa, que proporciona o grande delineamento do planejamento estratégico a ser desenvolvido e implementado.
- Certo
- Errado