Questões de Missão, Visão e Negócio (Administração Geral)

Limpar Busca

Leia o texto a seguir.


As diretrizes organizacionais (missão, visão, valores e políticas) vão além da intenção de estabelecer objetivos a serem alcançados. Elas se constituem em uma importante ferramenta de gestão de pessoas que impulsiona e direciona os esforços das equipes de forma intencional, promovendo uma maior sinergia para o alcance dos objetivos organizacionais.


Dessa forma, considerando os conceitos de diretrizes organizacionais, a visão de uma organização estabelece

  • A o propósito maior pelo qual todos os esforços da empresa estão totalmente direcionados.
  • B a definição da essência do negócio e de quem são os clientes e o que tem valor para eles.
  • C o comportamento conveniente que expressa a imagem da organização para a sociedade.
  • D a ideia desafiadora que descreve o que a organização quer realizar nos próximos anos.
  • E as normas e procedimentos que orientam os colaboradores em suas ações e decisões.

“Missão”, “visão” e “valores” são conceitos fundamentais que definem a identidade, os objetivos e a cultura de uma organização. Tendo em vista tais atributos no contexto da Hemobrás, analise as afirmativas a seguir.



I. A empresa tem como objetivo, em nível federal, produzir medicamentos hemoderivados, exceto os biotecnológicos, cuja competência para a produção é exclusiva de empresas federais que atuam na área de vigilância sanitária.


II. Pode-se afirmar que está incluído no conceito de missão da Hemobrás o atendimento prioritário a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).


III. Os valores que orientam a atuação da Hemobrás são classificados em três pilares: 1) Ética e Integridade; 2) Sustentabilidade; e 3) Foco em resultados.



Está correto o que se afirma em

  • A I, II e III.
  • B I, apenas.
  • C III, apenas.
  • D II e III, apenas.

Em um encontro com os colaboradores, foram discutidas algumas iniciativas e ações relacionadas à missão, à visão e aos valores da Hemobrás. Considerando tais elementos estratégicos, analise as ações a seguir.
I. João enfatizou que a Hemobrás deve sempre buscar ser reconhecida pela produção sustentável de medicamentos hemoderivados e biotecnológicos, contribuindo para a garantia de abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e melhoria da qualidade de vida dos pacientes, por meio de profissionais qualificados e engajados.
II. Pedro ressaltou a importância, na Hemobrás, de agir com foco em resultados, frisando que é necessário manter o comprometimento com objetivos e metas, buscar excelência nos processos e produtos, promover a integração, a cooperação e a gestão participativa, incentivar o desenvolvimento profissional, adotar a aprendizagem contínua, e estar preparados para se adaptar às necessidades e tendências futuras, sempre trabalhando com gestão de riscos e buscando inovações.
III. Ana apontou que a Hemobrás deve pesquisar, desenvolver e produzir medicamentos hemoderivados e biotecnológicos para atender prioritariamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Relacione adequadamente os elementos estratégicos à missão, à visão ou aos valores da Hemobrás.

  • A I. Visão II. Valores III. Missão.
  • B I. Missão II. Visão III. Valores.
  • C I. Missão II. Valores III. Visão.
  • D I. Visão II. Missão III. Valores.

A Prefeitura de um município elaborou um documento estratégico no qual definiu seu propósito maior de existência, destacando o seu papel na sociedade e os serviços que presta em benefício aos cidadãos. Esse documento foi divulgado amplamente para servidores e cidadãos, reforçando a identidade institucional e seu compromisso com o bem-estar da população. O conceito descrito no texto, dentro do contexto da teoria administrativa, refere-se a:

  • A Visão.
  • B Valores.
  • C Estratégia.
  • D Missão.
  • E Planejamento operacional.

Com base no caso hipotético precedente, julgue o item seguinte, referente ao planejamento estratégico e à inteligência estratégica.


A empresa deverá proceder à análise do ambiente, estabelecer sua missão, que é a finalidade da organização ou a razão pela qual ela existe, e definir a visão da empresa, que proporciona o grande delineamento do planejamento estratégico a ser desenvolvido e implementado.

  • Certo
  • Errado