Questão 6 Comentada - Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Administrador - NUCEPE (2023)

TEXTO 3 



“[...] na concepção interacional (dialógica) da língua, os sujeitos são vistos como atores/ construtores sociais, sujeitos ativos que – dialogicamente – se constroem e são construídos no texto, considerado o próprio lugar da interação e da constituição dos interlocutores. Desse modo, há lugar, no texto, para toda uma gama de implícitos, dos mais variados tipos, somente detectáveis quando se tem, como pano de fundo, o contexto sociocognitivo dos participantes da interação”. 


KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2011, p. 10-11.



Com base no Texto 3 acima, é possível compreender que um texto é sempre situado em um contexto sócio-histórico e cultural específico e construído com um conjunto de fatores mobilizados pelo leitor e envolvidos na sua produção e interpretação.

Deste modo, com base nessa discussão, qual das opções abaixo é coerente com a concepção de leitura e interpretação apresentada no texto acima?

  • A Trata-se de um processo implícito de captação das ideias do autor, sem precisar sempre levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
  • B É uma atividade monológica que exige a participação do leitor na função de decodificar os sentidos presentes na mente do autor por meio de itens lexicais do texto.
  • C É um ato centrado na tríade autor-texto-leitor, em que o texto deve ser decodificado, pois “tudo está dito no dito”.
  • D É uma atividade interativa em que autor-texto-leitor participam conjuntamente na produção negociada de sentidos do texto.
  • E Trata-se de um processo de codificação e decodificação de uma intenção (a do autor) para a outra (a do leitor), o que revela a natureza sempre transparente e não negociada da interpretação textual.

Gabarito comentado da Questão 6 - Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Administrador - NUCEPE (2023)

Com base na concepção dialógica e interacional apresentada no Texto 3, que define os sujeitos como construtores sociais ativos no texto, a alternativa correta é a D. A opção D descreve a leitura como uma atividade interativa com participação conjunta de autor, texto e leitor na produção negociada de sentidos, alinhando-se perfeitamente com a perspectiva dialógica onde texto e sujeitos se constroem mutuamente em contexto sócio-histórico. As demais alternativas são incorretas por apresentarem...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium